Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 7174233


7174233

A comunicação da notícia do diagnóstico de leucemia em crianças

Autores:
Camille Xavier de Mattos|camillemattos@gmail.com|enfermeira.|enfermeira. Doutoranda Em Enfermagem.|doutoranda Em Enfermagem.|escola de Enfermagem Anna Nery/ Universidade Federal do Rio de Janeiro. ; Ivone Evangelista Cabral|icabral444@gmail.com|enfermeira.|enfermeira. Doutora Em Enfermagem.|professora Titular de Enfermagem Pediátrica E Saúde da Criança.|escola de Enfermagem Anna Nery/ Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Resumo:
As relações sociais que estabelecemos no cotidiano são fruto de jeitos facilmente apreendidos. A Teoria da Representação Social (TRS), apresenta dupla dimensão: a do sujeito e da Sociedade, situando-se no limiar de uma série de conceitos sociológicos e psicológicos1. A identidade é formada e transformada continuamente conforme somos representados ou interpelados nos sistemas culturais que nos rodeiam, sendo reafirmada ao longo do tempo2. Parece não existir, por parte da sociedade, uma diferenciação entre enfermeiro e equipe o que apresenta reflexos nas representações e na valorização dos profissionais acerca de seu trabalho e das funções sociais3. Objetivou-se identificar a relação entre RS e marketing profissional do Enfermeiro. Trata- se de um estudo qualitativo desenvolvido com 50 pacientes e familiares de pacientes em uma Instituição de Saúde de Florianópolis, no mês de junho de 2017. Os resultados demonstraram que os Enfermeiros são identificados pela cor da roupa, por exercerem liderança sobre os demais profissionais da Enfermagem e por realizarem procedimentos “mais difíceis”. O exercício profissional do Enfermeiro acontece de maneira evolutiva, mas sem a visibilidade necessária. O marketing é definido como um conjunto de processos que cria, comunica e agrega valor e gerencia relacionamentosa4. Conclui-se que o Enfermeiro precisa lançar mão de estratégias de marketing profissional como uma ferramenta para mudança da RS e consequente valorização da profissão por seu mérito. Descritores: Enfermeiro, Informações de Identidade Profissional, Prática profissional. Referencias: 1. MOSCOVICI, S. A representação social da psicanálise. Tradução de Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. 2. Hall, S. A identidade cultural na Pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A.; 4 ed, 2000. 3. Oliveira, B.G.R.B de. A passagem pelos espelhos: A construção da identidade profissional da enfermeira. Texto Contexto Enferm. Florianópolis, 2006. 4. Chicago. American Marketing Association. Definition of marketing [Internet]. Illinois; 2007.


Referências:
1.MOSCOVICI, S. A representação social da psicanálise. Tradução de Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. 2.Hall, S. A identidade cultural na Pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A. 4 ed, 2000. 3.Oliveira, B.G.R.B de. A passagem pelos espelhos: A construção da identidade profissional da enfermeira. Texto Contexto Enferm. Florianópolis, 2006. Chicago. American Marketing Association. Definition of marketing [Internet]. Illinois; 2007.