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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 7154263


7154263

PRESCRIÇÃO DE MEDICAMENTOS E SOLICITAÇÃO DE EXAMES POR ENFERMEIROS NA ATENÇÃO BÁSICA EM CURITIBA-PR

Autores:
Luana Veloso Santiago|luana_v.s@hotmail.com|enfermagem|acadêmica|estudante de Graduação|pontifícia Universidade Católica do Paraná ; Emilly Teixeira Ribas|emilly.ribas@ymail.com|enfermagem|acadêmica|estudante de Graduação|pontifícia Universidade Católica do Paraná ; Vitor Mocelin Zacarkim|vitor_9.6@hotmail.com|enfermagem|enfermeiro|enfermeiro Residente de Oncologia/cancerologia|centro Universitário Autônomo do Brasil ; Aida Maris Peres||enfermagem|pós-doutorado Em Enfermagem|professor Associado|universidade Federal do Paraná ; Louise Aracema Scussiato|louisearacema@yahoo.com.br|enfermagem|mestrado Em Enfermagem|professora Horista|universidade Federal do Paraná

Resumo:
**INTRODUÇÃO:**  Os parasitas são altamente prevalentes e transmissíveis. A escabiose e pediculose são os parasitas mais frequentes e estão associados a fatores condicionantes como higiene pessoal, afetando com mais frequência crianças². O ambiente escolar é um espaço sublime para realização de práticas promotoras de saúde, traçando conhecimento e incentivando um hábito de vida saudável desde a fase inicial do ser humano, além de proporcionar o envolvimento dos pais e profissionais educadores nas promoções de saúde¹. O envolvimento de profissionais de saúde em educação em saúde na escola é identificado como necessidade, induzindo a saúde a ser pensada, ampliada e discutida³. **OBJETIVOS:** Incentivar o cuidado domiciliar com a criança, visando a prevenção e tratamento da escabiose e pediculose. **METODOLOGIA:** Trata-se de relato de experiência, uso de metodologia ativa, de abordagem qualitativa. Foi realizada com alunos e pais de alunos em uma escola pública, através de exposição dialogada por meio de recursos visuais do tipo cartazes, confeccionados pelos acadêmicos, com imagens lúdicas. Ocorreu a distribuição de pentes apropriados para a higiene do couro cabeludo e distribuição de folders. **RESULTADOS: **Constatou-se que a ação educativa propiciou aos pais que expusessem suas dúvidas, e conhecessem os meios de prevenção á escabiose e a pediculose, os capacitando a repensarem condutas, com o intuito de favorecer qualidade de vida. **CONCLUSÕES:** A ação educativa proporcionou momentos de ensino/aprendizagem, auxiliando para a adoção de hábitos/cuidados de vida saudável. **CONTRIBUIÇÕES PARA A ENFERMAGEM:** Mostrando-se uma ferramenta de grande importância, a educação em saúde na escola propicia a enfermagem desenvolver estratégias para promover promoção de saúde de toda uma comunidade.


Referências:
1.FONTENELE, Raquel Malta et al. Construção e validação participativa do modelo lógico do Programa Saúde na Escola. Saúde debate. Vol 41. Rio de Janeiro: mar. 2017. 2. OLIVEIRAS, André Fernandez de et al. Prevalência de pediculose em estudantes do município de Nova Iguaçu, estado do Rio de Janeiro. Pensar acadêmico. Vol. 15 Brasil. Jul. 2017. 3.SANTOS, L. N. N. Cuidados de Saúde para Escabiose. Disponivel:. acesso em: 27 de junho de 2018.