7128896 | FLUXOGRAMA DE UMA UNIDADE CIRÚRGICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA | Autores: Mellina Machado Canabarro|mellinacanabarro@gmail.com|estudante|ensino Superior Incompleto|acadêmica de Enfermagem - Ufn|universidade Franciscana - Ufn ; Mara Regina Caino Teixeira Marchiori|mara.marc@hotmail.com|professora Universitária|doutora|professora Universitária|universidade Franciscana - Ufn ; Mariana Tagarra Pereyra|maritagarra@gmail.com|estudante|ensino Superior Incompleto|acadêmica de Enfermagem - Ufn|universidade Franciscana - Ufn ; Larissa de Souza Ribeiro|larissasouzaribeiro73@gmail.com|estudante|ensino Superior Incompleto|acadêmica de Enfermagem - Ufn|universidade Franciscana - Ufn |
Resumo: **Introdução: **A violência infantil é algo histórico e englobado por um contexto social, cultural e estrutural da sociedade, que veem as crianças como símbolo de subordinação dos responsáveis, sendo estas mais vulneráveis a sofrerem agressão, e consequentemente tornando-se um grave problema de saúde pública (1).
**Objetivo**: compreender as dificuldades dos profissionais de ESF quando se deparam com criança vitimizadas.
**Método: **trata-se de um estudo exploratório, descritivo e qualitativo (2), realizado em uma Unidade de Saúde da Região Metropolitana de Curitiba. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa pela Faculdade Pequeno Príncipe sob o parecer número 2.257.142.
**Resultados:** Os entrevistados relataram dificuldades quanto ao diagnóstico da violência; o acobertamento pelos familiares; a exposição dos notificantes; a desarticulação entre os setores, os quais são as principais barreiras na assistência à criança vítima de violência.
**Conclusões**: Com o estudo foi possível compreender a concepção dos profissionais de nível superior da ESF quanto aos entraves da continuidade da assistência da criança vitimizada.
**Contribuições para a Enfermagem: **O estudo pretende explicitar a realidade da violência infantil na atenção básica, dando mais visibilidade a esse agravo e pontuando que os profissionais de Enfermagem devem estar capacitados com o embasamento cientifico, para dar continuidade em uma situação suspeita de violência infantil, de modo que o medo e o receio deixem de serem impedimentos para a intervenção.
Referências: 1.UNICEF. Violência domestica contra crianças e adolescentes: Um cenário em ( des ) construção. 2005; Recuperado de: https://www.unicef.org/brazil/pt/Cap_01.pdf
2.Minayo MC de S. O Desafio da Pesquisa Social. In: MINAYO, MCS;DESLANDES, SF; GOMES, R Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 28o ed Petrópolis, RJ: Vozes; 2009. p. 21–2. |