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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 7111804


7111804

PRINCIPAIS MATERIAIS DE ENSINO PARA GESTANTES: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores:
Joao Victor Mendonça Santana Cavalcante|joaocavalcante1711@gmail.com|estudante de Graduação|graduando|estudante de Enfermagem|universidade Federal do Ceará ; Luísa Gomes Viana|luisaviana323@gmail.com|estudante de Graduação|graduanda|estudante de Enfermagem|universidade Federal do Ceará ; Marianne Maia Dutra Balsells|mariannemdb@hotmail.com|enfermeira|graduada|mestranda|universidade Federal do Ceará

Resumo:
**Introdução:** As lesões por pressão (LP) localizam-se na pele/tecidos subjacentes, sobre uma proeminência óssea resultando da pressão, cisalhamento e/ou fricção1. As medidas preventivas, rotinas institucionalizadas, podem minimizar/evitar o seu desenvolvimento. As ações educativas têm o intuito de promover a capacitação dos profissionais para o exercício contínuo de uma prática com qualidade1. **Objetivos:** Instrumentalizar os técnicos de enfermagem/auxiliares de enfermagem de uma unidade de internação de clínica médica para a utilização de medidas preventivas de LP. **Método:** Pesquisa convergente assistencial, realizada em uma unidade de internação de clínica médica de um hospital do sul do Brasil, no período de maio a agosto de 2012, com a participação de sete técnicos de enfermagem e um auxiliar de enfermagem, utilizando-se grupos de discussão, organizados de acordo com o arco da problematização2, e questionários com perguntas abertas. Foi utilizada a Análise de Conteúdo. **Resultados:** Os participantes conheciam as medidas preventivas para as LP e após as ações educativas passaram a implementá-las no seu trabalho. As ações educativas fizeram com que os participantes observassem/analisassem a problemática, reiterando a necessidade de utilização das medidas preventivas. Conclui-se que em relação às medidas preventivas para as LP os técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem possuem conhecimento sobre as mesmas, utilizando-as diariamente. Observou-se uma carência na inspeção da pele e na utilização de dispositivos médico-hospitalares.


Referências:
NATIONAL PRESSURE ULCER ADVISORY PANEL AND EUROPEAN PRESSURE ULCER ADVISORY PANEL AND PREVENTION. Prevention and Treatment of pressure ulcers: quick reference guide. Washington DC: National Pressure Ulcer Advisory Panel, 2014 BORDENAVE, J. ; PEREIRA, A. Estratégias de ensino aprendizagem. 30. ed. Petrópolis: Vozes, 2010