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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 7047804


7047804

CONTRIBUIÇÕES DA INVESTIGAÇÃO DOMICILIAR DO ÓBITO INFANTIL NO FORTALECIMENTO DAS ESTRATÉGIAS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA NA REGIONAL DE SAÚDE V DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA/CE: RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Autores:
Daisyanne Augusto de Sales Santos|daisyanneaugusto@gmail.com|enfermeira|graduada Em Enfermagem|mestranda do Programa de Pós Graduação Em Enfermagem|universidade Federal do Ceará ; Maria Vera Lúcia Moreira Leitão Cardoso|cardoso@ufc.br|enfermeira|pós Doutora Em Enfermagem|professora Titular do Departamento de Enfermagem|universidade Federal do Ceará ; Lyvia Patrícia Soares Mesquita|lyvia_mesquita@hotmail.com|enfermeira|mestre Em Saúde Pública|doutoranda Em Saúde Pública|universidade Estadual do Ceará ; Francisco Everson da Silva Costa|franciscoeverson99@gmail.com|estudante|graduando Em Enfermagem|graduando Em Enfermagem|universidade Federal do Ceará ; Leticia Kelly Costa Silva|leticiaa.costa@outlook.com|estudante|graduanda Em Enfermagem|graduanda Em Enfermagem|universidade Federal do Ceará

Resumo:
**Introdução:** Os primeiros anos de vida da criança compreendem as principais fases da evolução de seu crescimento e desenvolvimento1. Para dar conta da atenção a esse grupo populacional, a equipe de saúde, da qual fazem parte os enfermeiros e especificamente os enfermeiros pediatras, precisa estar preparada para o seu cuidado. Esse preparo perpassa a formação do enfermeiro pediatra na pós-graduação nas instituições de ensino nacionais. **Objetivo:** Diagnosticar a oferta de cursos de especialização em enfermagem pediátrica e neonatal oferecidos nas Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras. **Metodologia:** Estudo quantitativo, descritivo e transversal. Os dados foram coletados na plataforma do e-MEC, em 2017, organizados, digitados em quadros e gráficos, com análise estatística descritiva. **Resultados: **O perfil encontrado para a pós-graduação em enfermagem pediátrica e neonatal no país mostra que a maioria dos cursos ofertados é na modalidade especialização (96,23%), concentrados no sudeste (29,56%), ofertados por instituições privadas (96,77%), com predomínio de cursos de especialização em enfermagem pediátrica e neonatal integrados (28,49%), na modalidade presencial (95,69%), com carga horária entre 400 a 499 horas (34,63%), com oferta de 81 a 100 vagas (28,49%) e poucos cursos disponibilizam o projeto pedagógico online no site do ministério da educação (2,23%). **Conclusão:** É preciso ampliar a oferta da formação especializada na modalidade residência e expandir para todas as regiões do país. **Contribuições para a enfermagem:** Identificou-se o perfil da formação especializada na área de Enfermagem pediátrica e neonatal, demonstrando que é preciso avançar para aumentar a quantidade de especialistas da área, além de sua expansão para outros cenários nacionais.


Referências:
1Collet N, Oliveira BRG, Viera CS. Manual de enfermagem em pediatria. Goiânia: AB Editora; 2010