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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 7047150


7047150

CAPACIDADE FUNCIONAL EM FUNÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS SOCIOECONÔMICAS EM IDOSOS COMUNITÁRIOS

Autores:
Rafael da Costa Santos|rafaelsantos945@gmail.com|estudante|graduando|discente|universidade Federal da Paraíba ; Gleicy Karine Nascimento de Araújo|gleicy.kna@hotmail.com|enfermeira|graduada|enfermeira|universidade Federal de Pernambuco ; Fábia Alexandra Pottes Alves|fabia.alexandra@terra.com.br|enfermeira|doutora|docente|universidade Federal de Pernambuco ; Rute Costa Régis de Sousa|rute_regis@hotmail.com|estudante|graduanda|discente|universidade Federal de Pernambuco ; Albanita Gomes da Costa de Ceballos|albanitagcceballos@gmail.com|fonoaudióloga|doutora|docente|universidade Federal de Pernambuco

Resumo:
**INTRODUÇÃO: **A gestação é um período intenso na vida da mulher, dotado de  descobertas e mudanças, havendo necessidade de intervenções para promover sua saúde1. **OBJETIVOS: **Caracterizar os materiais de ensino voltados para gestantes. **METODOLOGIA: **Revisão integrativa, realizada em fevereiro de 2018, com etapas: 1) formulação do problema: “Quais os materiais de ensino produzidos e voltados para utilização com gestantes?”; 2) coleta de dados nas bases MEDLINE, LILACS, SCOPUS, SciELO, COCHRANE, CINAHL e PubMed; com descritores controlados “_pregnancy_” AND “_teaching materials”_, sendo incluídos artigos em inglês, português e espanhol, gratuitos; 3) avaliação dos dados com instrumento de coleta; 4) análise e apresentação em duas categorias e 5) interpretação dos resultados. **RESULTADOS: **Totalizaram-se 601 artigos, finalizando 13 após critérios de inclusão. A maioria 4 (30,7%) estava na base PubMed; 5 (38,4%) eram ensaios clínicos randomizados controlados; e 11(84,6%) estavam no idioma inglês. Na categoria “Orientação profissional como ferramenta de ensino” evidenciou-se o papel dos profissionais, sensibilizando as gestantes, promovendo autocuidado. Quanto à “Materiais de ensino autoinstrucionais”, eram voltados para gestantes, facilitando seu ensino e adoção de hábitos saudáveis, constituindo-se de folhetos, cartilhas, manuais, vídeos e áudios em rádio. **CONCLUSÃO**: Os materiais de ensino mostraram-se eficazes, utilizados com gestantes. **CONTRIBUIÇÕES PARA A ENFERMAGEM: **O conhecimento produzido poderá nortear a construção de novas tecnologias em saúde, auxiliando enfermeiros na utilização de tecnologias eficazes já existentes.


Referências:
1. Camillo BS, Nietsche EA, Salbego C, Cassenote LG, Dal Osto DS, Böck A. Ações de educação em saúde na atenção primária a gestantes e puérperas: revisão integrativa TT - Health education actions in primary attention to pregnant and puerperal women: integrative review. Rev enferm UFPE online [Internet]. 2016;6(10):4894–901. Available from: http://www.revista.ufpe.br/revistaenfermagem/index.php/revista/article/view/8573/pdf_2024