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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 7034206


7034206

A precisão da associação entre sistemas de informação para o monitoramento de beneficiário que realizaram consultas de pronto socorro ou internação

Autores:
Luiza Caroline Oliveira Rocha|luiza_caroline11@hotmail.com|enfermagem|especialista Em Enfermagem do Trabalho|enfermeira da Atenção Primária A Saúde|faculdade Integrada Tiradentes ; Renata Medeiros dos Santos||nutrição|especialista Em Gestão Em Saúde|coordenadora do Unimed Personal E Medicina Preventiva|cesmac ; Rafael Souza Marques||analista de Sistema|pós Graduando Em Estrategias Didáticas Para Educação Básica Com Uso de Tic|analista Junior do Nucleo de Provimento A Saude|ufal

Resumo:
A Escola Superior de Enfermagem do Porto, Portugal (ESEP-Pt) acredita numa Enfermagem que tem por foco os processos de transição centrados nas pessoas, na família e no ambiente. **Objetivo:** Descrever o processo de formação da ESEP-Pt apreendido por meio da realização de atividade de pesquisa de curta duração no exterior. **Método:** estudo descritivo de relato de experiência. **Resultados:** a formação é realizada em quatro anos, com carga horária total de 6.015 horas e se baseia na Directiva 2005/36/CE1. Nos dois primeiros anos, os estudantes percorrem as unidades curriculares desenvolvidas exclusivamente na ESEP-Pt por meio de aulas teóricas, teórico práticas, práticas laboratoriais e orientação tutorial. A nomenclatura das disciplinas expressam os processos de cuidar aos quais se propõem, por exemplo: parentalidade, comportamento e relação, a pessoa dependente e os familiares cuidadores, respostas corporais à doença e intervenções resultantes de prescrições. Nos dois próximos anos, os estudantes adentram o ensino clínico, sendo a formação desenvolvida nas instituições de saúde. O enfermeiro participa ativamente como tutor do estudante e o professor realiza o acompanhamento didático/pedagógico dos estágios _in loco_.  **Conclusões:** a ESEP-Pt desenvolve a formação focada nos processos de cuidar em enfermagem e fomenta nos seus estudantes uma postura interventiva baseada nas necessidades de saúde locais. **Contribuições: **experiências com instituições formadoras internacionais suscitam reflexões e ideias que estimulam debates e melhorias para a educação em enfermagem nacional.


Referências:
1. Directiva 2005/36/CE do Parlamento Europeu e do Conselho de 7 de Setembro de 2005, relativa ao reconhecimento das qualificações profissionais. Jornal Oficial da União Europeia [periódico na internet]. 2005.