7026641 | Análise do tratamento medicamentoso para a Hipertensão Arterial Sistêmica dos idosos cadastrados no programa de hipertensos de uma UBS. | Autores: Gabriela Rita de Barros|gabrielarita1@outlook.com|graduanda Em Enfermagem|graduação|graduanda|universidade Estadual do Centro-oeste/unicentro ; Thaís Luana Viola|thaisluana.br@hotmail.com|graduanda Em Enfermagem|graduação|graduanda|universidade Estadual do Centro-oeste/unicentro ; Luíza Maria Gaspar|luizagenf@gmail.com|graduanda Em Enfermagem|graduação|graduanda|universidade Estadual do Centro-oeste/unicentro ; Evani Marques Pereira|evanimarquesp@gmail.com|enfermeira|pós-doutorado|doscente|universidade Estadual do Centro-oeste/unicentro |
Resumo: O exercício da enfermagem requer conhecimento teórico e prático, além de
outras habilidades inerentes a profissão. Neste sentido, o ensino da
enfermagem deve cuidar para que o processo ensino-aprendizagem seja
consolidado em aulas teóricas e práticas em laboratório, assim, o estudante
estará melhor instrumentalizado para prestar um cuidado seguro, nos estágios e
na vida profissional. OBJETIVO: Descrever a elaboração de vídeo como
estratégia de apoio no processo ensino aprendizagem da técnica de curativo
simples, para estudantes do curso técnico em enfermagem do ifpr. Método:
Pesquisa descritiva e aplicada, que ocorreu em 2017 e se deu através de
etapas: Etapa 1- Identificação do problema. Etapa 2- Elencar estratégia para
resolução problema- Foi escolhido, elaboração de vídeo. Etapa 3- Implementação
da técnica já descrita e utilizada pela professora responsável pelo componente
curricular. Etapa 4 – Execução passo a passo da técnica com tiragem das fotos.
Etapa 5- Seleção das fotos. Etapa 6- Confecção do vídeo. Para elaboração do
vídeo foi utilizado o laboratório de enfermagem, e participaram 4 estudantes e
professores do componente curricular Fundamentos em enfermagem II, do curso
técnico em enfermagem do IFPR. RESULTADOS: O vídeo foi elaborado e
disponibilizado no canal cuidar em Enfermagem IFPR, aos estudantes, para que
utilizassem como recurso complementar no processo ensino-aprendizagem da
técnica de curativo. CONCLUSÃO: Entendendo o processo ensino aprendizagem como
um grande desafio, torna-se imprescindível que, o professor busque
ferramentas, como vídeo, que oportunize aos estudantes construírem
conhecimentos que os instrumentalizem para o mundo do trabalho.
Referências: Oliveira R.G Blackbook: enfermagem. 1. ed. Belo Horizonte: Blackbook; 2016.
Potter PA, Perry, AG. Fundamentos de enfermagem. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier; 2009.
Oliveira R.G Blackbook: enfermagem. 1. ed. Belo Horizonte: Blackbook; 2016 |