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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 7026641


7026641

Análise do tratamento medicamentoso para a Hipertensão Arterial Sistêmica dos idosos cadastrados no programa de hipertensos de uma UBS.

Autores:
Gabriela Rita de Barros|gabrielarita1@outlook.com|graduanda Em Enfermagem|graduação|graduanda|universidade Estadual do Centro-oeste/unicentro ; Thaís Luana Viola|thaisluana.br@hotmail.com|graduanda Em Enfermagem|graduação|graduanda|universidade Estadual do Centro-oeste/unicentro ; Luíza Maria Gaspar|luizagenf@gmail.com|graduanda Em Enfermagem|graduação|graduanda|universidade Estadual do Centro-oeste/unicentro ; Evani Marques Pereira|evanimarquesp@gmail.com|enfermeira|pós-doutorado|doscente|universidade Estadual do Centro-oeste/unicentro

Resumo:
O exercício da enfermagem requer conhecimento teórico e prático, além de outras habilidades inerentes a profissão. Neste sentido, o ensino da enfermagem deve cuidar para que o processo ensino-aprendizagem seja consolidado em aulas teóricas e práticas em laboratório, assim, o estudante estará melhor instrumentalizado para prestar um cuidado seguro, nos estágios e na vida profissional. OBJETIVO: Descrever a elaboração de vídeo como estratégia de apoio no processo ensino aprendizagem da técnica de curativo simples,  para estudantes do  curso técnico em enfermagem do ifpr. Método: Pesquisa descritiva e aplicada, que  ocorreu em 2017 e se deu através de etapas: Etapa 1- Identificação do problema. Etapa 2- Elencar estratégia para resolução problema- Foi escolhido, elaboração de vídeo. Etapa 3- Implementação da técnica já descrita e utilizada pela professora responsável pelo componente curricular. Etapa 4 – Execução passo a passo da técnica com tiragem das fotos. Etapa 5- Seleção das fotos.  Etapa 6-  Confecção do vídeo. Para elaboração do vídeo foi utilizado o laboratório de enfermagem, e participaram 4 estudantes e professores do componente curricular Fundamentos em enfermagem II, do curso técnico em enfermagem do IFPR. RESULTADOS: O vídeo foi elaborado e disponibilizado no canal cuidar em Enfermagem IFPR, aos estudantes, para que utilizassem como recurso complementar no processo ensino-aprendizagem da técnica de curativo. CONCLUSÃO: Entendendo o processo ensino aprendizagem como um grande desafio, torna-se imprescindível que, o professor busque ferramentas, como vídeo, que oportunize aos estudantes construírem conhecimentos que os instrumentalizem para o mundo do trabalho.


Referências:
Oliveira R.G Blackbook: enfermagem. 1. ed. Belo Horizonte: Blackbook; 2016. Potter PA, Perry, AG. Fundamentos de enfermagem. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier; 2009. Oliveira R.G Blackbook: enfermagem. 1. ed. Belo Horizonte: Blackbook; 2016