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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 7006130


7006130

IDOSO INSTITUCIONALIZADO: PERFIL SOCIOECONÔMICO, GRAU DE DEPENDÊNCIA E DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS

Autores:
Maria Gorete Nicolette Pereira|goreteepaixao@hotmail.com|enfermeiro (a)|mestranda No Programa de Pós-graduação Em Enfermagem|estudante|universidade Estadual de Londrina Uel ; Márcia Regina Terra|marciaterra@hotmail.com|bióloga|doutoranda Pelo Programa de Pós-graduação Em Microbiologia da Universidade Estadual de Londrina|estudante|universidade Estadual de Londrina Uel ; Rafaela Sterza da Silva|rafasterza@hotmail.com|enfermeiro (a)|mestranda Pelo Programa de Pós-graduação Em Enfermagem da Universidade Estadual Paulista|estudante|universidade Estadual Paulista. ; Yara Nicolette Dutra Pereira|yaranicolette@hotmail.com|estudante|graduanda Em Psicologia|estudante|faculdade Pitágoras ; Eloisi Delalibera Ruzzon|eloisi_dr@yahoo.com.br|enfermeiro (a)|mestranda No Programa de Pós-graduação Em Enfermagem|estudante|universidade Estadual de Londrina Uel

Resumo:
Introdução: Desde o ano de 2013 estamos desenvolvendo atividades de extensão relacionadas às pessoas que usam crack e o respectivo projeto de extensão nasceu de uma necessidade observada durante a coleta de dados de uma pesquisa sobre perfil dos usuarios de crack e padrões de uso.  Metodologia: Trata-se de um relato de experiência sobre a aproximação de atividades de extensão e pesquisa, tanto no campo de cada um destes pilares como na importância desta parceria na formação de estudantes de graduação e pós-graduação. Resultado: Desde o ano de 2013 são realizadas atividades de extensão que são coordenadas por uma professora e por estudantes do programa de pós-graduação em enfermagem que recebem discentes com diferentes formações, uma vez que o programa está orientado na perspectiva da interdisciplinaridade. São realizadas atividades de cuidados de saúde e de educação em saúde. Desta forma conseguimos construir uma ponte entre pesquisa e extensão. Conseguimos trabalhar com necessidades sociais e de saúde na perspectiva interdisciplinar1. Essa parceria também qualifica a formação dos futuros enfermeiros e também dos futuros mestres e doutores, independente de sua formação base. Conclusão: Quando conseguimos aproximar diferentes pilares da Universidade, também conseguimos contribuir para uma formação cidadã que prima pela qualificação do cuidado. Contribuições para a Enfermagem: Transformação da formação e das práticas em enfermagem na lógica da inclusão e do acolhimento Descritores: Extensão, Pesquisa, Formação profissional.


Referências:
Moita, FMGSC. Andrade, FCBA Ensino-pesquisa-extensão: um exercício de indissociabilidade na pós-graduação. Revista Brasileira de Educação v14, n41 maio/ago. 2009.