7006130 | IDOSO INSTITUCIONALIZADO: PERFIL SOCIOECONÔMICO, GRAU DE DEPENDÊNCIA E DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS | Autores: Maria Gorete Nicolette Pereira|goreteepaixao@hotmail.com|enfermeiro (a)|mestranda No Programa de Pós-graduação Em Enfermagem|estudante|universidade Estadual de Londrina Uel ; Márcia Regina Terra|marciaterra@hotmail.com|bióloga|doutoranda Pelo Programa de Pós-graduação Em Microbiologia da Universidade Estadual de Londrina|estudante|universidade Estadual de Londrina Uel ; Rafaela Sterza da Silva|rafasterza@hotmail.com|enfermeiro (a)|mestranda Pelo Programa de Pós-graduação Em Enfermagem da Universidade Estadual Paulista|estudante|universidade Estadual Paulista. ; Yara Nicolette Dutra Pereira|yaranicolette@hotmail.com|estudante|graduanda Em Psicologia|estudante|faculdade Pitágoras ; Eloisi Delalibera Ruzzon|eloisi_dr@yahoo.com.br|enfermeiro (a)|mestranda No Programa de Pós-graduação Em Enfermagem|estudante|universidade Estadual de Londrina Uel |
Resumo: Introdução: Desde o ano de 2013 estamos desenvolvendo atividades de extensão
relacionadas às pessoas que usam crack e o respectivo projeto de extensão
nasceu de uma necessidade observada durante a coleta de dados de uma pesquisa
sobre perfil dos usuarios de crack e padrões de uso. Metodologia: Trata-se de
um relato de experiência sobre a aproximação de atividades de extensão e
pesquisa, tanto no campo de cada um destes pilares como na importância desta
parceria na formação de estudantes de graduação e pós-graduação. Resultado:
Desde o ano de 2013 são realizadas atividades de extensão que são coordenadas
por uma professora e por estudantes do programa de pós-graduação em enfermagem
que recebem discentes com diferentes formações, uma vez que o programa está
orientado na perspectiva da interdisciplinaridade. São realizadas atividades
de cuidados de saúde e de educação em saúde. Desta forma conseguimos construir
uma ponte entre pesquisa e extensão. Conseguimos trabalhar com necessidades
sociais e de saúde na perspectiva interdisciplinar1. Essa parceria também
qualifica a formação dos futuros enfermeiros e também dos futuros mestres e
doutores, independente de sua formação base. Conclusão: Quando conseguimos
aproximar diferentes pilares da Universidade, também conseguimos contribuir
para uma formação cidadã que prima pela qualificação do cuidado. Contribuições
para a Enfermagem: Transformação da formação e das práticas em enfermagem na
lógica da inclusão e do acolhimento Descritores: Extensão, Pesquisa, Formação
profissional.
Referências: Moita, FMGSC. Andrade, FCBA Ensino-pesquisa-extensão: um exercício de indissociabilidade na pós-graduação. Revista Brasileira de Educação v14, n41 maio/ago. 2009. |