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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 7000629


7000629

TECNOLOGIA INTERATIVA SOBRE AMAMENTAÇÃO PARA MEDIAR O ENSINO DE ESTUDANTES DA ÁREA DE SAÚDE

Autores:
Brígida Demuner Malavazi|brigida_demuner@hotmail.com|estudante|estudante|estudante|universidade Federal do Espírito Santo ; Paula Augusta Zavarize Miranda|paulaaugustaza@hotmail.com|estudante|estudante|estudante|universidade Federal do Espírito Santo ; Hugo Cristo Sant´anna|hugocristo@gmail.com|doutor Em Psicologia|doutor|professor Universitário|universidade Federal do Espírito Santo

Resumo:
**Introdução: **As Doenças Renais vem aumentado em crianças. Torna-se essencial garantir um cuidado integral as mesmas e implica ao profissional ter mais disponibilidade para o desenvolvimento de ações mais resolutivas no enfrentamento da doença.  A utilização do Diagnóstico de Enfermagem é uma ferramenta indispensável para o planejamento da assistência de Enfermagem. **Objetivo:** Identificar os Diagnósticos de Enfermagem em crianças portadoras de Doenças Renais. **Metodologia: **Estudo exploratório e descritivo de abordagem quantitativa.  A população do estudo foi constituída por 68 crianças com algum tipo de Doença Renal. A coleta de dados foi realizada através de um roteiro de entrevista e exame físico. Posteriormente foram identificados os Diagnósticos de Enfermagem. **Resultados:** O estudo identificou 13 Diagnósticos de Enfermagem, sendo os mais frequentes Volume de líquido excessivo, Risco de infecção, Eliminação urinária prejudicada, proteção ineficaz e Fadiga. **Conclusões: **A identificação dos Diagnósticos de Enfermagem contribui para o julgamento terapêutico dos pacientes acerca das suas reais necessidades. **Implicações para a Enfermagem: **O estudo institui um importante avanço no sentido de apresentar ao enfermeiro o Processo de Enfermagem, mais especificamente os Diagnósticos de Enfermagem e assim implementar ações mais individualizadas e direcionadas.


Referências:
1. Harambat J, Van Stralen KJ, Kim JJ, Tizard EJ. Epidemiology of chronic kidney disease in children. Pediatr Nephrol [Internet]. 2012 [cited 2018 july 22]; 27 (3):363-73. Available from: https://link.springer.com/article/10.1007/s00467-011-1939-1 2. Moura FM, Costa Júnior AL, Dantas MSA, Araújo GCB, Collet N. Intervenção lúdica a crianças com doença crônica: promovendo o enfrentamento. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 2014 [cited 2018 july 22];35(2):86-92. Available from: http://seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagem/article/view/41822/29930 3. Pompeo DA, Rossi LA, Galvão CM. Revisão integrativa: etapa inicial do processo de validação de diagnóstico de enfermagem. Acta Paul Enferm [Internet]. 2009 [cited 2018 july 22]; 22(4):434-8. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-21002009000400014&script=sci_abstract&tlng=pt