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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 6946968


6946968

CONHECENDO A TRANSFERÊNCIA DE RECURSOS PARA A SAÚDE EM UM MUNICÍPIO DA AMAZÔNIA: UMA CONTRIBUIÇÃO DA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL PARA GESTÃO.

Autores:
Eduardo Padilha Barros|senpa@senpa.org.br|enfermeiro|graduação|residente Em Estratégia Saúde da Família|universidade do Estado do Pará ; Felipe Alves Safh Domingues Masculino Silva|felipesafh@hotmail.com|fisioterapeuta|especialista|coordenador Divisão de Atenção Básica|secretaria Municipal de Belém

Resumo:
O processo de Reforma Psiquiátrica ainda está em curso no Brasil e demanda construção de novos modos de estar diante da pessoa em adoecimento, instituindo práticas inovadoras de inclusão social e de desinstitucionalização1. A inovação é um desafio para a enfermagem de saúde mental, implicando desconstrução de práticas de objetivação da doença mental, reconstrução de práticas de alteridade e uma nova perspectiva de formação profissional. O objetivo desse trabalho é analisar as experiências de inovação desenvolvidas no ensino de enfermagem de saúde mental no Brasil à luz dos preceitos da Reforma Psiquiátrica. Desenvolveu-se uma pesquisa com 12 docentes de enfermagem em saúde mental de instituições de diferentes estados brasileiros - Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará, Fortaleza, Rio Grande do Norte. Os resultados indicam mudanças nos currículos de enfermagem com inclusão de temáticas relacionadas à Reforma Psiquiátrica, modelo de atenção psicossocial e alinhamento teórico-metodológico à clínica do cuidado. Foram descritas como tecnologias/metodologias inovadoras no ensino: tecnologia digital, simulações, roda de conversa, auto-avaliação, TBL, fishball, sala de aula invertida, PBL entre outras. A realização do estágio curricular em dispositivos assistenciais abertos é apontada como uma forma de garantir a formação com maior ênfase interdisciplinar e territorial. A avaliação persiste como um tema menos trabalhado pelos docentes. Os resultados indicam que as atividades educativas utilizadas são favoráveis a condutas mais terapêuticas com a pessoa em adoecimento mental2, estando alinhadas com os preceitos da reforma psiquiátrica e da atenção psicossocial3. Conclui-se que há inovações no processo de ensino-aprendizagem estando alinhadas aos preceitos da reforma psiquiátrica e condizentes aos métodos pedagógicos contemporâneos.A pesquisa contribui para o processo de inovação do ensino de enfermagem em saúde mental.


Referências:
1.Bosi MLG. et al. Inovação em saúde mental sob a ótica de usuários de um movimento comunitário no nordeste do Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, 17(3), 643-651, 2012. 2.Romano AMM. et al. Impacto da formação acadêmica no autoritarismo de estudantes de enfermagem frente aos transtornos mentais. Revista de enfermagem UFPE, 8 (6), 1545-1552, 2014. 3. Costa-Rosa A. Atenção psicossocial além da reforma psiquiátrica: contribuição a uma clínica crítica dos processos de subjetivação na saúde coletiva. São Paulo: Ed. UNESP, 2013.