Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 6927673


6927673

A educação permanente no controle da infecção hospitalar em unidade de diagnóstico por imagem: relato de experiência.

Autores:
Pablo Cordeiro da Silva|pablo.cordeiro@hc.ufpr.br|enfermeiro|mestre Em Ciências da Saúde|enfermeiro de Educação|hospital de Clínicas da Ufpr

Resumo:
**Introdução: **A Revista Baiana de Enfermagem (RBE) tem como missão publicar artigos originais de relevância teórica e/ou prática resultantes de pesquisas técnicas e científicas no campo da enfermagem, saúde, educação e áreas afins; contribuir com o avanço da profissão e da pesquisa científica no nível nacional e internacional e, propiciar espaços de reflexão e a internacionalização dos conhecimentos que envolvam questões da prática, do ensino e da pesquisa (1). **Objetivo:** verificar a frequência do uso da metodologia qualitativa em artigos publicados na RBE em 2015 e 2016. **Metodologia:** Trata-se de um estudo descritivo e quantitativo. As unidades de análise foram todos os artigos e os qualitativos publicados na RBE. Os procedimentos adotados foram: 1) Acesso ao portal da RBE nos anos selecionados; 2) coleta dos artigos do portal da revista; 3) leitura detalhada dos resumos; e 4) identificação da tipologia dos estudos qualitativos. **Resultados:** O periódico possui 11 seções: artigo original, revisão, relato de experiência, artigo de reflexão, resenha, página do(a) estudante, carta à editora, homenagem, atualização, editorial e especial. A RBE é classificada como B2 e é o veículo de divulgação da produção científica do programa de pós-graduação em Enfermagem da universidade. Noventa e nove (99) artigos foram publicados no período. Desses, 41 artigos publicados em 2015, 10 (24,4%) foram qualitativos. Em 2016, 58 artigos foram publicados e 23 (39,6%) foram qualitativos. Registramos o crescimento do número total de publicações de 41,4% e da quantidade de artigos qualitativos em 130%. **Considerações finais: **Os dados revelaram crescimento do número absoluto de publicações do periódico, acompanhada pelo incremento da proporção de artigos de caráter qualitativo.


Referências:
1. Oliveira, Jeane Freitas de; Rodrigues, Gilmara Ribeiro Santos; Paiva, Mirian Santos. Revista Baiana de Enfermagem: 35 anos de conquistas e desafios. Revista Baiana de Enfermagem. 2016; 30(4): 1-4.