Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 6915919


6915919

CARACTERÍSTICA EPIDEMIOLÓGICA DO SUICÍDIO EM SÃO LUÍS-MA

Autores:
Tayara Costa Pereira|tayarapereira@hotmail.com|enfermeira|especialista Em Auditoria, Planejamento E Gestão Em Saúde|enfermeira|secretaria de Estado da Saúde do Maranhão

Resumo:
**Introdução: **O pré-natal configura-se como importante espaço para acompanhamento da saúde materna e infantil. Sabe-se que durante o período gestacional podem ocorrer distúrbios no mecanismo fisiológico do trato genital, resultando em processos infecciosos que podem levar a doença pélvica inflamatória, parto prematuro e infecção fetal. Assim, o exame citopatológico durante a gestação pode sugerir a presença desses agentes infecciosos além de identificar precocemente o câncer de colo uterino¹.  **Objetivo****:** Compreender os motivos que influenciam a realização do exame citopatológico entre as gestantes. **Métodos****:**Estudo descritivo com abordagem qualitativa realizada com doze gestantes do 2° e 3° trimestre de gestação que realizavam o pré-natal em uma Unidade Básica de Saúde do município de Mandaguari referência para assistência pré-natal. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e analisados segundo o referencial metodológico de Bardin. **Resultados****:** O desconhecimento sobre a importância do exame, o medo, a vergonha, a falta de tempo, assim como, a falta de solicitação do exame foram elencados como motivos que dificultam a realização do exame, impactando negativamente nas práticas preventivas. Em contra ponto, o conhecimento das gestantes sobre a importância da realização do exame mostrou-se como motivos que facilitam sua realização. **Conclusão**: Faz-se necessário uma atuação diferenciada dos profissionais de saúde com orientações sobre a importância do exame citopatológico. **Contribuições para enfermagem**: Ações educativas no pré-natal favorecem o conhecimento das gestantes e facilitam a realização do exame.


Referências:
1. BONFANTI, Gabriela; GONÇALVES, Thissiane de Lima.PREVALÊNCIA DE Gardnerella vaginalis, Candida spp. e Trichomonas vaginalis EM EXAMES CITOPATOLÓGICOS DE GESTANTES ATENDIDAS NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE SANTA MARIA-RS.Saúde (Santa Maria), [S.l.], p. 37-46, fev. 2011.