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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 6905673


6905673

Escolha da via de parto como direito e autonomia da gestante

Autores:
Camila do Couto Maia|milacmaia@hotmail.com|acadêmica do Curso de Graduação Em Enfermagem da Ufsc|graduanda Em Enfermagem|membro do Laboratório de Pesquisa Em Enfermagem Na Saúde da Mulher E do Recém-nascido (grupesmur)|universidade Federal de Santa Catari ; Fabrícia Barreto Dantas|fabricia_bdantas@hotmail.com|enfermeira|enfermeira|enfermeira No Hospital Nossa Senhora da Conceição - Tubarão/sc|escola Superior de Ensino de Criciúma – Esucri, Criciúma, Santa Catarina, Brasil ; Juliana Perovano|julianaperovano@hotmail.com|enfermeira|enfermeira|enfermeira No Hospital Nossa Senhora da Conceição - Tubarão/sc E No Centro de Atenção Psicossocial - Siderópolis/sc|escola Superior de Ensino de Criciúma – Esucri, Criciúma, Santa Catarina ; Angéli Correa|angelicorrea@hotmail.com|enfermeira|especialista Em Gestão Hospitalar. Apoiadora da Política Nacional de Humanização|docente Em Enfermagem da Esucri|escola Superior de Ensino de Criciúma – Esucri, Criciúma, Santa Catarina, Brasil ; Ariane Thaise Frello Roque|arianetfr@hotmail.com|enfermeira|doutora|docente do Departamento de Enfermagem da Ufsc. Membro do Laboratório de Pesquisa, Tecnologia E Inovação Cuidando E Confortando|universidade Federal de Santa Catarina (ufsc)

Resumo:
**Introdução:** A simulação realística é um método de treinamento que possibilita ao aluno vivenciar situações práticas do cuidado¹. **Objetivo:** Avaliar o conhecimento, habilidade e atitude (CHA) adquiridos a partir de uma simulação realística sobre imunização. **Metodologia:** Trata-se um estudo transversal realizado por meio de uma simulação em imunização e, posteriormente, aplicação de um questionário.  Realizado em abril de 2018 com acadêmicos do sétimo semestre de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará. **Resultados: **A amostra é composta por 32 estudantes, sendo 75%(24) do sexo feminino e a média de idade 23,05 (± 3,8). Na competência conhecimento, a maioria, 90,6% (29), concordou que relacionou teoria e prática, e em relação a aplicação de raciocínio clínico - lógico todos concordaram. Em relação a habilidade, 93,7% (30) concordou que organizou e planejou atividades, 87,5% (28) que exercitou liderança e 75% (24) que administrou conflitos. Na competência atitude, todos concordaram que exercitaram a autonomia e a postura profissional, porém a maioria 53,1% (17) não concordou que exercitou o trabalho em equipe. **Conclusão: **Resultou no reconhecimento da necessidade de trabalhar as competências para desenvolver melhor as habilidades, sendo isso otimizado através das técnicas de simulação realística, colocando o aluno frente uma situação próxima da realidade. **Implicações para Enfermagem: **A simulação possibilita o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo, o aprimoramento de competências a partir da exposição repetida ao longo do tempo e também auxilia no aprendizado com gradual redução de erros².


Referências:
1. Gaba DM. The future vision of simulation in healthcare. Qual Saf Health Care [Internet]. 2004 Oct [cited 2018 Jul 10]; 13(Suppl1): i2–i10. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1765792/# 2. Aebersold M, Tschannen D, Bathish M. Innovative simulation strategies in education. Nursing Research and Practice [Internet]. New York: North Ingalls; 2012 [cited 2018 Jul 10]. p. 1-7, 2012. Available from: https://www.hindawi.com/journals/nrp/2012/765212/cta/ Article ID 765212.