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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 6857108


6857108

Mestrado Profissional em Enfermagem como potência para a produção das melhores práticas

Autores:
Carine Vendruscolo|carine.vendruscolo@udesc.br|enfermeira|doutora|pofessora Universitária|universidade do Estado de Santa Catarina ; Edlamar Kátia Adamy|edlamar.adamy@udesc.br|enfermeira|doutora|professora Universitária|universidade do Estado de Santa Catarina ; Denise Antunes de Azambuja Zocche|denise9704@gmail.com|enfermeira|doutora|professora Universitária|universidade do Estado de Santa Catarina ; Lenita de Cássia Moura Stefani|lenita.stefani@udesc.br|médica Veterinária|doutora|professora Universitária|universidade do Estado de Santa Catarina ; Arnildo Korb|arnildo.korb@udesc.br|biólogo|doutor|professor Universitário|universidade do Estado de Santa Catarina ; Elisangela Argenta Zanatta|elisangela.zanatta@udesc.br|enfermeira|doutora|professora Universitária|universidade do Estado de Santa Catarina

Resumo:
**Introdução:** O ingresso na vida acadêmica é um processo muito complexo para todos, em particular para aqueles que ficarão longe da família ou que não possuem facilidade para socializar. Nesse contexto, a assistência psicológica torna-se necessária, não só na fase de adaptação, mas durante todo o curso, assegurando aqueles que precisam de ajuda e evitando o pior. **Objetivo**: Evidenciar e discutir a relação da depressão e estresse entre acadêmicos da área da saúde.  **Método**: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, cuja coleta de dados foi realizada em abril de 2018, nas bases de dados SCIELO e LILACs, considerando o recorte temporal de 5 anos. A amostra final totalizou 6 artigos.  **Resultados**: A análise do material permitiu identificar 4 temáticas importantes: o aumento de casos de depressão e estresse; a relação das duas patologias; a ocorrência de casos de depressão e estresse na vida acadêmica; acadêmicos da área da saúde como vítimas das patologias.  **Considerações Finais:** Os acadêmicos, ao ingressar na vida estudantil, assumem uma nova fase em  suas vidas, enfrentando novos desafios, pressões e competição. Alguns, no entanto, enfrentam uma maior dificuldade em lidar com essa mudança – muitas vezes atreladas a outros problemas pessoais – e acabam sendo vítimas de estresse e depressão. Portanto, este estudo ressalta a necessidade de acompanhamento psicológico constante nas universidades.


Referências:
H. O.; MORENO, V. Aplicação de um instrumento de avaliação do grau de depressão em universitários do interior paulista durante a graduação em Enfermagem. Acta SciHealSci., 25(2):171-176, 2003. DE ASSIS, A., DE OLIVEIRA, A.. Vida universitária e Saúde Mental: Atendimento às demandas de saúde e Saúde Mental de estudantes de uma universidade brasileira. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, Dez. 2011. Disponível em:. Acesso em: 19 Ago. 2018.