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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 6850486


6850486

QUALIDADE DE VIDA E O IMPACTO NA ADESÃO AO TRATAMENTO ANTIRRETROVIRAL DE PESSOAS QUE VIVEM COM HIV

Autores:
Stela Maris de Mello Padoin|stelamaris_padoin@hotmail.com|enfermeira|doutorado|docente|universidade Federal de Santa Maria - Ufsm ; Marcelo Ribeiro Primeira|mrp_sm@hotmail.com|enfermeiro|mestrado|enfermeiro|universidade Federal de Santa Maria - Ufsm ; Wendel Mombaque dos Santos|wendelmombaque@hotmail.com|enfermeiro|mestrado|enfermeiro|hospital Universitário de Santa Maria - Ufsm

Resumo:
**INTRODUÇÃO: **O cinema ou o vídeo nos oferecem inestimável oportunidade de reflexão sobre problemas bioéticos. Pode-se constituir uma ferramenta muito útil para a formação dos especialistas assim como para a educação do público. No ensino, o cinema e o vídeo possibilitam: evocar e provocar o exercício analítico e interpretativo e ser resultado do processo de aprendizado (criação)1. **OBJETIVO: **Descrever a experiência de mestrandas de um Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf) no Nordeste brasileiro acerca do uso de filmes na disciplina Bioética. **MÉTODOS: **Trata-se de relato de experiência acerca do uso de filmes cujas temáticas têm implicações éticas, como recurso de aprendizagem na disciplina de Bioética, no período de junho a agosto de 2018. **RESULTADOS: **Considerando que um dos objetivos da disciplina foi discutir o papel da ciência na área da saúde, correlacionando a pesquisa com os valores éticos e morais, na defesa da vida e da dignidade das pessoas e dos animais2, tomando como referencial a Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos3, o uso dos filmes como recurso midiático para a discussão de aspectos éticos envolvendo condutas clínicas e na pesquisa, mostrou-se relevante e significativo para a compreensão de uma bioética global4. **CONCLUSÃO: **A experiência aprofundou o olhar enquanto pesquisadoras aos aspectos bioéticos que podem ser negligenciados, sendo imprescindível para a nossa formação, no desenvolvimento do projeto de pesquisa e da nossa profissão de acordo com os princípios éticos. **CONTRIBUIÇÕES PARA A ENFERMAGEM: **O uso de recursos midiáticos como filmes e vídeos nas disciplinas em pós-graduações S_tricto_ _sensu_ em Enfermagem são estratégias inovadoras de ensino, possibilitando um novo olhar do estudante-pesquisador ao estimular sua criatividade, autonomia e ressignificação de saberes e práticas.


Referências:
1. Estellita-Lins C. Introdução: Cidadão bioético e sessão da tarde: cinema, vídeo, ética e saúde. In: Costa e Fonseca AC (org.). Cinema, bioética e saúde. Porto Alegre (RS): Editora Bestiário, 2014. 2. Santos RM, Comasseto I. Programa da disciplina bioética. Maceió (AL): PPGEnf, ESENFAR, 2018. 3. UNESCO. Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura. Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos. Paris : UNESCO, 2006. Disponível em http://unesdoc.unesco.org/images/0014/001461/146180por.pdf 4. Pessini L. O que entender por bioética global? Rev. Educ., Brasília. Jan-jun 2018; 41(155):12-25.