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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 6850388


6850388

A SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PORTADOR DE ALZHEIMER NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

Autores:
Camilo Eduardo Almeida Pereira|camiloeduardo17@hotmail.com|enfermeiro|mestre|professor|faculdade Fapan ; Erica Cristiane Barbosa Moreira||enfermeiro|graduação|enfermeira|faculdade Fapan ; Antônio Sérgio Ferreira Lima||estudante|estudante|estudante|fapen ; Manuella Maia Salomão||biomédica|graduação|biomédica|fapan ; Fernanda de Nazaré Pereira da Cruz||enfermeiro|graduação|enfermeira|fapan

Resumo:
**Educação em Saúde como Estratégia de Empoderamento das Gestantes na Atenção Primária: Relato de Experiência** Elidiane Americano Mattos (elidianeamattos@hotmail.com), Célia Maria da Rocha Marandola, Ana Paula Marques Pinha, Katia M. Krelling Vezozzo **Introdução**: Dentre as demandas apresentadas durante uma consulta de pré-natal, o medo do desconhecido e a ansiedade gerada pela aproximação do parto são sentimentos comuns às mulheres grávidas. A educação em saúde visa minimizar tais angústias causadas pela falta de conhecimento das gestantes. **Objetivo**: o objetivo deste estudo foi relatar a experiência de alunas do Curso de Especialização em Enfermagem Obstétrica do Centro Universitário Filadélfia – UniFil, durante as ações em saúde desenvolvidas no campo de estágio de assistência pré-natal. **Método:** A ação educativa faz parte da grade curricular da instituição de ensino. O tema “Quando procurar a maternidade?” foi proposto pelo quadrilátero formado por gestantes, coordenação da Unidade Básica de Saúde, tutoria e alunas. O espaço utilizado foi o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) que pertence à área de abrangência e trabalha em parceria com a Unidade Básica de Saúde onde os estágios de assistência ao pré-natal de baixo risco foram desenvolvidos (julho-agosto de 2018). O convite foi realizado durante a consulta de pré-natal e reforçado por telefone na véspera do evento. Elaborou-se, roteiro com o planejamento das ações e os outros recursos foram utilizados como: crachás, decoração do espaço com cata-ventos, varal de fotos alusivas ao trabalho de parto/parto, simulação do canal de parto, dinâmica da dilatação uterina, banner com figuras grandes e autoexplicativas sobre o trabalho de parto. **Resultados:** O encontro teve a participação de 22 gestantes, com direito a acompanhantes. A ação em saúde desenvolvida pelo grupo oportunizou às gestantes estratégias para o reconhecimento dos sinais premonitórios do parto, a partir de uma explanação sobre o tema, associada à troca de experiências relacionadas aos valores e crenças individuais, além da integração entre gestantes, familiares, profissionais e pós-graduandas. Acredita-se que experiência tenha proporcionado segurança ao grupo a partir da aquisição de novos conhecimentos, possibilitando às gestantes condições mínimas para participarem ativamente do seu plano de cuidado obstétrico, de modo seguro. Pode se constatar, ainda que dentre as gestantes participantes da ação educativa, pelo menos três, apresentaram um processo de parir exitoso para o binômio (mãe-filho), de acordo com diferentes os relatos das enfermeiras obstétricas. **Conclusão: **Entendemos que a Educação em Saúde pode ser utilizada como estratégia de empoderamento às mulheres grávidas, no intuito de minimizar os riscos de morbimortalidade da mãe e do recém-nascido, na medida em que possibilita o autoconhecimento. Acredita-se ainda que essa seja uma importante ferramenta para fortalecer o SUS, e um solo fértil na produção de vida e cuidado materno-infantil. **Palavras-chave: **educação em saúde, empoderamento, enfermeira obstétrica


Referências:
Brasil, MS. Gabinete do Ministro. Portaria nº 1.459, de 24 de junho de 2011 que institui no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS - a Rede Cegonha. 2011. Brasil, MS. Ministério da Saúde, Secretária do Estado do Paraná. Rede Guia Mãe Paranaense. Paraná. 2017 Montenegro CAB. Rezende obstretrícia fundamental. Guanabara Koogan. 2014; 13. Rios CTF, Vieira NFC. Ações educativas no pré-natal: reflexão sobre a consulta de enfermagem como um espaço para educação em saúde. Rev Ciência & Saúde Coletiva. 2007; 12(2):477-486. Ziegel E, Cranley MSE. Enfermagem obstétrica. Guanabara Koogan. 1985. 8.