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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 6818279


6818279

O ENFRENTAMENTO DA HANSENÍASE PELO ESTADO: UM ESTUDO DAS AÇÕES DO GOVERNO DE ALAGOAS

Autores:
Laís de Miranda Crispim Costa|laismcc@gmail.com|enfermeira|doutor Em Enfermagem|professora Adjunta|universidade Federal de Alagoas ; Nayara Alexandra Rodrigues da Silva|nayrodrigues12@gmail.com|enfermeira|graduação Em Enfermagem|mestranda|universidade Federal de Alagoas ; Regina Maria dos Santos|relpesantos@gmail.com|enfermeira|doutor Em Enfermagem|professora Associada|universidade Federal de Alagoas

Resumo:
O processo formativo do enfermeiro deve contemplar elementos baseados em metodologias de ensino-aprendizagem que gerem a autonomia, pensamento crítico e reflexivo, destacando-se o Arco de Maguerez**. **Objetivou-se descrever o uso do Arco de Maguerez no estágio de enfermagem na Estratégia Saúde da Família. Trata-se de um relato de experiência desenvolvido no Estágio Supervisionado na Atenção Primária, do curso de graduação em Enfermagem em Iguatu/CE, onde foram implementadas as cinco etapas do Arco: Observação da realidade; Pontos-chave; Teorização; Hipóteses de solução; Aplicação à realidade. Na primeira etapa, os discentes visitaram o território, atentos às dificuldades, carências e discrepâncias, sendo construído um retrato diagnóstico dos problemas. Em seguida, foram selecionadas prioridades observadas, destacando a falta de adesão dos indivíduos ao tratamento da hipertensão e diabetes. Na Teorização, os discentes foram incentivados a estudar a problemática. Na quarta etapa, os alunos elaboraram alternativas para solucionar a falta de adesão, como a busca ativa dos indivíduos faltosos à consulta, realização de caminhadas em grupos semanais com auxílio do educador físico e formação de grupo de educação em saúde. Consecutivamente, os alunos apresentaram o plano de cuidado aos profissionais da unidade e o implementaram. O Arco mostrou-se ferramenta facilitadora no desenvolvimento da capacidade de observação, análise crítica da realidade, discussão e negociação em grupo e tomada de decisões nos acadêmicos. O uso dessa estratégia suscitou no enfermeiro e discentes uma nova possibilidade de implementar educação em saúde, tornando também o usuário crítico e reflexivo.


Referências:
Prado ML, Velho MB, Espíndola DS, Sobrinho SH, Backes VMS. Arco de Charles Maguerez: refletindo estratégias de metodologia ativa na formação de profissionais de saúde. Esc Anna Nery. [Internet]. 2012 [cited 2018 Mar 29]; 16 (1):172-177. Available from:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S14148145201200010002