6815894 | SIM E SISPRENATAL: AVALIANDO E MONITORANDO AS POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS PARA A SAÚDE DA MULHER | Autores: Deyze Abreu Soares|deyzeabreusoares@gmail.com|estudante|acadêmica de Enfermagem|acadêmica|universidade Federal do Maranhão- Ufma ; Felipe Ferreira Mendes da Silva|felipe_ferreira.mendes@live.com|estudante|acadêmico de Enfermagem|acadêmico|universidade Federal do Maranhão- Ufma ; Daizy Abreu Soares|daizyabreusoares@gmail.com|estudante|acadêmica de Enfermagem|acadêmica|universidade Federal do Maranhão- Ufma ; Elivan da Silva Alencar|elivan.sa@hotmail.com|estudante|acadêmico de Enfermagem|acadêmico|universidade Federal do Maranhão- Ufma ; Jhonatan Tyson Barros Azevedo|barrosazevedo16@gmail.com|estudante|acadêmico de Enfermagem|acadêmico|universidade Federal do Maranhão- Ufma |
Resumo: INTRODUÇÃO: O estágio à docência, requerido nos programas de pós-graduação
Stricto sensus, caracteriza-se como oportuno para o desenvolvimento de
habilidades, vivência de práticas pedagógicas e metodológicas, além da
oportunidade de vinculação do ensino com o serviço1. As práticas podem ocorrer
em cenários diversos, podendo a APS oferecer experiência valiosa no campo da
saúde mental. OBJETIVO: Relatar a contribuição do estágio à docência em saúde
mental no serviço de APS. MÉTODO: Trata-se de um relato de experiência,
vivenciado por discentes do programa de mestrado acadêmico em enfermagem,
durante o estágio à docência, como supervisora dos graduandos em Enfermagem
que estavam cursando a disciplina de Assistência de Enfermagem em Saúde
Mental. RESULTADOS: O estágio à docência foi oportuno para o desenvolvimento
de atividades com a finalidade de prestar assistência em saúde mental a
usuários da unidade e sensibilizar os profissionais para dar continuidade ao
processo de cuidado construído. O período do estágio englobou o
desenvolvimento de atividades, como identificação dos usuários de saúde
mental, construção do Plano Terapêutico Singular, realização de visitas
domiciliares, consulta de enfermagem, construção do Genograma e Ecomapa e
realização de capacitações acerca do cuidado em saúde mental junto aos
profissionais. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Obteve-se êxito no desenvolvimento das
atividades, vinculando os discentes junto aos profissionais da unidade para
assistir eficazmente aos usuários. Salienta-se a grande contribuição para
Enfermagem na APS, especialmente no que diz respeito à assistência em saúde
mental, diante da possibilidade de ressignificar o cuidado e fortalecer a rede
assistencial, vislumbrando novas realidades do cuidado de Enfermagem.
Referências: 1. Lima MM et al. Estágio de docência na construção de saberes para ensinar: revisão integrativa. Rev enferm UFPE on line., Recife, 9(1):220-7, jan., 2015. Disponível em: file:///C:/Users/Usuario/Downloads/10328-20894-1-PB.pdf. Acesso em 05 de Ago de 2018. |