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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 6815894


6815894

SIM E SISPRENATAL: AVALIANDO E MONITORANDO AS POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS PARA A SAÚDE DA MULHER

Autores:
Deyze Abreu Soares|deyzeabreusoares@gmail.com|estudante|acadêmica de Enfermagem|acadêmica|universidade Federal do Maranhão- Ufma ; Felipe Ferreira Mendes da Silva|felipe_ferreira.mendes@live.com|estudante|acadêmico de Enfermagem|acadêmico|universidade Federal do Maranhão- Ufma ; Daizy Abreu Soares|daizyabreusoares@gmail.com|estudante|acadêmica de Enfermagem|acadêmica|universidade Federal do Maranhão- Ufma ; Elivan da Silva Alencar|elivan.sa@hotmail.com|estudante|acadêmico de Enfermagem|acadêmico|universidade Federal do Maranhão- Ufma ; Jhonatan Tyson Barros Azevedo|barrosazevedo16@gmail.com|estudante|acadêmico de Enfermagem|acadêmico|universidade Federal do Maranhão- Ufma

Resumo:
INTRODUÇÃO: O estágio à docência, requerido nos programas de pós-graduação Stricto sensus, caracteriza-se como oportuno para o desenvolvimento de habilidades, vivência de práticas pedagógicas e metodológicas, além da oportunidade de vinculação do ensino com o serviço1. As práticas podem ocorrer em cenários diversos, podendo a APS oferecer experiência valiosa no campo da saúde mental. OBJETIVO: Relatar a contribuição do estágio à docência em saúde mental no serviço de APS. MÉTODO: Trata-se de um relato de experiência, vivenciado por discentes do programa de mestrado acadêmico em enfermagem, durante o estágio à docência, como supervisora dos graduandos em Enfermagem que estavam cursando a disciplina de Assistência de Enfermagem em Saúde Mental. RESULTADOS: O estágio à docência foi oportuno para o desenvolvimento de atividades com a finalidade de prestar assistência em saúde mental a usuários da unidade e sensibilizar os profissionais para dar continuidade ao processo de cuidado construído. O período do estágio englobou o desenvolvimento de atividades, como identificação dos usuários de saúde mental, construção do Plano Terapêutico Singular, realização de visitas domiciliares, consulta de enfermagem, construção do Genograma e Ecomapa e realização de capacitações acerca do cuidado em saúde mental junto aos profissionais. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Obteve-se êxito no desenvolvimento das atividades, vinculando os discentes junto aos profissionais da unidade para assistir eficazmente aos usuários. Salienta-se a grande contribuição para Enfermagem na APS, especialmente no que diz respeito à assistência em saúde mental, diante da possibilidade de ressignificar o cuidado e fortalecer a rede assistencial, vislumbrando novas realidades do cuidado de Enfermagem.


Referências:
1. Lima MM et al. Estágio de docência na construção de saberes para ensinar: revisão integrativa. Rev enferm UFPE on line., Recife, 9(1):220-7, jan., 2015. Disponível em: file:///C:/Users/Usuario/Downloads/10328-20894-1-PB.pdf. Acesso em 05 de Ago de 2018.