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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 6796146


6796146

O SUS COMO TEMA TRANSVERSAL DE UM CURRÍCULO DE ENFERMAGEM

Autores:
Paula Graziela Pedrão Soares Perales|grazipedrao@hotmail.com|enfermeira|mestre Em Enfermagem|doutoranda Em Enfermagem|universidade Estadual de Londrina ; Danielle Cortêz da Silva|danielle16cortez@gmail.com|estudante de Graduação Em Enfermagem|estudante|bolsista Fundação Araucária|universidade Estadual de Londrina ; Adriano José Barbosa Junior|adjunior_enf@yahoo.com.br|enfermeiro|mestre Em Enfermagem|enfermeiro|universidade Estadual de Londrina ; Isabelle Caroline Vitor da Silva|isabellecarolinevdasilva@gmail.com|estudante de Graduação Em Enfermagem|estudante|bolsista Cnpq|universidade Estadual de Londrina ; Camila Liviero de Moura|camila.livilivi@gmail.com|estudante de Graduação Em Enfermagem|estudante|iniciação Científica|universidade Estadual de Londrina

Resumo:
O profissional de enfermagem possui uma formação acadêmica que compreende conhecimentos científicos, técnicos e práticas sociais que são vivenciadas no decorrer do ensino, as quais são útil para um agir ético e bioético no processo de cuidar. Esses conhecimentos auxilia o profissional de saúde a lidar com sabedoria diante dos eventos adversos do cotidiano, mostrando a necessidade de entender os valores morais que possam interferir na tomada de decisões, sendo ético e bioético, respeitando a individualidade dentro do contexto social no qual o paciente está inserido. 1  O ensino da ética na formação de enfermeiros representa uma esfera essencial na construção do papel dos futuros profissionais.2 O objetivo deste estudo é descrever a importância da formação acadêmica na dimensão ética e bioética do trabalho de enfermagem no processo de cuidar. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. Dados coletados através de meio eletrônico pela Biblioteca Virtual de Saúde (BVS). Uma das contribuições deste estudo para a enfermagem foi identificar que o conhecimento técnico reflete nos processos de cuidar e na identidade do profissional, cuidando com respeito e dignidade ao ser humano. Concluímos que a formação acadêmica dos enfermeiros é indispensável nas  reflexões sobre ética e bioética nas ações do enfermeiro, com a boa postura do profissional é possível ter uma melhor assistência e menor índice de erros. .


Referências:
1.KOERICH, Magda Santos; MACHADO, Rosani Ramos; COSTA, Eliani. Ética e bioética: para dar início à reflexão. 1. 2005. Disponível em: . Acesso em: 05 ago. 2018. 2.RAMOS, Flávia Regina de Souza et al. A ética que se constrói no processo de formação de enfermeiros: concepções, espaços e estratégias. 1. 2013. Disponível em: . Acesso em: 01 ago. 2018.