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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 6762938


6762938

CONHECIMENTO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM SOBRE A ESCALA DE DOR NEONATAL

Autores:
Débora Martins Werkema|debora.werkema@gmail.com|enfermeira|especialista|residente de Enfermagem Em Cardiologia|universidade de Pernambuco (upe) ; Ana Carolina Pereira Gomes|anacarolinagomes07@gmail.com|enfermeira|especialista|residente de Enfermagem Em Cardiologia|universidade de Pernambuco (upe) ; Kelly Cristina Torres Lemes|kellylemes05@gmail.com|enfermeira|mestre|coordenadora da Residência de Enfermagem Em Cardiologia|universidade de Pernambuco (upe)

Resumo:
**Introdução: **O estágio supervisionado tem a finalidade de oportunizar aos estudantes de enfermagem a ampliação e  aperfeiçoamento das competências teórico-práticas do trabalho em saúde. Sabe-se que o cuidado é inerente ao ser humano e parte importante na vida do mesmo e necessita ser compreendido no processo de fazer e ensinar na Enfermagem. **Objetivo: **Relatar a experiência de mestrandas na condução e acompanhamento de um grupo de estudantes de graduação em um estágio supervisionado. **Metodologia:** Trata-se de um relato de experiência desenvolvida a partir de atividades teórico-práticas, realizada por meio de supervisões diretas de procedimentos fundamentais e discussão de casos. As atividades do estágio supervisionado, pertencentes ao módulo “Práticas do Cuidar”, foram realizadas com estudantes de graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina, em um Pronto Socorro de um hospital escola. **Resultados: **Um dos grandes pontos positivos foi a integração dos alunos de graduação junto aos pós-graduandos, com troca de experiências e sua inserção no ambiente de sua formação profissional. A experiência de estágio supervisionado é importante para a formação do aluno de pós-graduação por inseri-lo na vivência prática, por desenvolver atividades de docência e por propiciar um melhor relacionamento interpessoal.  **Considerações finais: **A atividade de supervisão realizada pelas mestrandas se configurou em um momento ímpar, por proporcionar uma vasta experiência não só de sua prática profissional, como também de atributos voltados à docência.


Referências:
Vale, E G; Pagliuca, L M F. Construção de um conceito de cuidado de enfermagem: contribuição para o ensino de graduação. Revista Brasileira de Enfermagem [revista em Internet] 2011 [acesso em 15 de janeiro de 2018]; 64(1), 106-113. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672011000100016 Carvalho, L; Regebe, CMC; Petersen de Oliveira Santos, AC. Reflexões docentes sobre o ensino hospitalar do estágio curricular supervisionado. Rev enferm UFPE on line [revista em Internet] jul. 2016 [acesso em 15 de janeiro de 2018] Recife, 10(7):2731-6. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/viewFile/11334/13036