Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 6750282


6750282

COMPARAÇÃO ENTRE O CATETER VENOSO CENTRAL DE INSERÇÃO PERIFÉRICA E DISSECÇÃO VENOSA QUANTO AO DESENVOLVIMENTO DE INFECÇÕES EM NEONATOS

Autores:
Higor Pacheco Pereira|higor.pachecopereira@hotmail.com|enfermeiro|estudante de Pós-graduação|residente Em Saúde da Criança E do Adolescente|faculdades Pequeno Príncipe ; Regiane Queiroz Afonso|regianeafonso@sesa.pr.gov.br|enfermeira|especialista|coordenadora da Uti Neonatal|hospital Infantil Waldemar Monastier ; Simone Planca Weigert|weigertsimone@gmail.com|enfermeira|mestre Em Psicologia|professora|faculdade Herrero

Resumo:
O ensino do cuidado qualificado em enfermagem consiste num dos desafios docentes, pois as estratégias utilizadas para ensinar, influenciarão na qualidade do cuidado ofertado pelo discente1. Ensinar contempla além do conhecimento científico, o domínio de estratégias pedagógicase a viabilização de circunstâncias que favoreçam o aprendizado. Estas habilidades podem ser fortalecidas em encontros de formação docente, para que fortaleçam seu Conhecimento Pedagógico do Conteúdo2(CPC) e desta forma, nesta mescla de conteúdo e didática, consigam tranformar seu conhecimento em experiências que possibilitem o aprendizado discente. Considerando esta necessidade de qualificação docente, este estudo de casos coletivos com abordagem qualitativa (excerto de tese) realizado com duas docentes novatas, objetivouanalisar os processos de prática e construção do CPC, na Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem.A coleta de dados envolveu entrevista e observação das aulas. Para análise de dados, optou-se pela análise de conteúdo. Os resultados demonstraram predomínio de práticas tradicionais de ensino, centradas no conhecimento do professor, com uma tentativa de posturas mais flexíveis. Conclui-se que a transição de um modelo tradicional de ensino para um ensino mais dialógico, com o protagonismo do aluno, evidencia o processo de expansão do CPC e o aprendizado na e sobre a própria prática pedagógica, buscando o fortalecimento dos saberes docentes, manifestam um pensamento mais reflexivo, com uma percepção da profissionalização do ensino.


Referências:
1. Carreiro MA, Santos MMD, Gama PR, Figueiredo, NMA. Maneiras de pesquisar o cuidado de enfermagem por meio do método cartográfico. Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online [Internet]. 2015;7(4):3135-3147. Availablefrom: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=505750948002. 2.Shulman LS.Conocimiento y Enseñanza:Fundamentos de la Nueva Reforma. Revista de currículum y formación del profesorado[Internet]. 2005; 9(2):1-30.Availablefrom:https://www.ugr.es/~recfpro/rev92ART1.pdf