Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 6718554


6718554

ESTADO MENTAL DE IDOSOS PARTICIPANTES E NÃO PARTICIPANTES DE UM GRUPO DE CONVIVÊNCIA

Autores:
Tiago de Nazaré das Chagas E Chagas|t.ufpa12@live.com|enfermeiro|graduado|estudante de Pós- Graduação|universidade Federal do Pará ; Thaís Regina Alencar Fonseca||enfermeira|graduada|estudante de Pós- Graduação|universidade Federal do Pará ; Antonio Monteiro da Silva Filho||estudante|graduando|estudante de Graduação|universidade Federal do Pará ; Eliã Pinheiro Botelho||enfermeiro|doutor|professor|universidade Federal do Pará

Resumo:
**Eixo 2** – Processo de cuidar baseado nas necessidades de saúde da população e na estruturação das políticas de saúde **A enfermagem vai à feira** Rosani Ramos Machado[1] Lara Vandresen[2] Thayse Palhano de Melo[3] Felipa Rafaela Amadigi [4] Ivonete Teresinha Schulter Buss Heidemann[5] Rosane Gonçalves Nitschke[6] **Descritores:** Educação em Saúde. Cultura. Enfermagem. A Educação é uma dimensão do processo de cuidar da enfermagem. Nesta dimensão, o trabalho de Enfermagem, como integrante do trabalho coletivo em saúde, deve compartilhar da perspectiva de saúde como qualidade de vida. **Objetivo:** relatar a experiência da elaboração e aplicação de um projeto educativo na comunidade, vinculado a uma disciplina[7] da Enfermagem que possui como competência foco reconhecer o componente educativo como parte inerente do cuidado de enfermagem. **Método:** A atividade se desenvolveu em três partes: a construção, aplicação e relato do projeto educativo fundamentado pelos pressupostos teórico-metodológicos de Paulo Freire. As aulas teórico-práticas aconteceram no bairro Córrego Grande em Florianópolis. Os alunos fizeram idas e vindas à comunidade e a sala de aula com vistas à busca de informações e fundamentação teórica para seus projetos. O projeto foi apresentado em sala de aula e avaliado por seus pares e professores e aplicado na comunidade. Após foi apresentado um relatório da ação desenvolvida em sala de aula. Esta ação educativa ocorreu em uma feira de frutas e verduras que ocorre semanalmente no pátio anexo à Unidade de Saúde do bairro. Os alunos em parceria com a equipe da Unidade de Saúde e os feirantes organizaram uma tenda onde desenvolveram atividades em relação a hábitos saudáveis para alimentação. Elaboraram alimentos com ingredientes doados pelos feirantes e custeados também pelos alunos; folders com as respectivas receitas, e durante a feira, conversaram com os frequentadores, oferecendo alimentos preparados por eles e orientações sobre educação em saúde, principalmente em relação à diminuição do uso do sal e do açúcar. **Conclusão: **a integração universidade-comunidade possibilita a imersão em cenários reais e contribui para fortalecer a relação da Unidade Básica de Saúde com a comunidade. **Referência:** Freire P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. – (Coleção Leitura) ISBN 85-219-0243-3. * * * [1] Professora da disciplina na área de abrangência. [2] Estagiária de docência do doutorado/UFSC, 2017. [3] Estagiária de docência do doutorado/UFSC, 2018. [4] Professora da disciplina. [5] Professora da disciplina. [6] Professora da disciplina. [7] Processo de Viver Humano II: as práticas de saúde/Graduação em Enfermagem/UFSC


Referências:
Freire P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. – (Coleção Leitura) ISBN 85-219-0243-3.