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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 6652834


6652834

PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE FERIDAS: CAPACITAÇÃO PARA CUIDADORES DE SAÚDE

Autores:
Fernanda Prado Marinho|fernanda-marinho-93@hotmail.com|estudante|graduando de Enfermagem|estudante|universidade Estadual do Norte do Paraná ; Milena Passarelli Cortez|milenapcortez@hotmail.com|estudante|graduando de Enfermagem|estudante|universidade Estadual do Norte do Paraná ; Verônica Lopes Gervásio|veeronica.lopes@hotmail.com|estudante|graduando de Enfermagem|estudante|universidade Estadual do Norte do Paraná ; Wendell Henrique Candido Bueno|wendellobueno@gmail.cm|estudante|graduando de Enfermagem|estudante|universidade Estadual do Norte do Paraná ; Anna Karolina de Almeida Campos|annakarolina98.campos@gmail.com|estudante|graduando de Enfermagem|estudante|universidade Estadual do Norte do Paraná ; Emiliana Cristina Melo|scholze@uenp.edu.br|professor|mestre|docente|universidade Estadual do Norte do Paraná

Resumo:
**INTRODUÇÃO:** A saúde bucal interfere na saúde do corpo humano como um todo. Estudos científicos evidenciam que as bactérias bucais estão relacionadas a doenças sistêmicas graves e frequentes. Existem evidências da relação entre as altas incidências de cáries e doença periodontal (gengivites e periodontites) e doenças como febre reumática, endocardites, mas também a outras patologias como diabetes, ateroesclerose, infarto, e até partos prematuros. **OBJETIVO:** Esse estudo objetivou sistematizar o processo de promoção da saúde bucal de crianças e adolescentes. **MÉTODO:** Trata-se de relato de experiência do processo de sistematização do trabalho do enfermeiro na promoção da saúde bucal de crianças e adolescentes de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental I e II da região central do Município de São Paulo, que atende crianças de 6 a 18 anos. **RESULTADOS:** O processo de trabalho foi subdividido em seis etapas: 1) Avaliação das condições clínicas: exame da cavidade oral, contagem de dentes, identificação da presença de cáries e outras bucais; 2) Educação em Saúde (ES) individual: imediatamente após a avaliação; 3) ES coletiva: realizada em sala de aula e entrega de folder informativo; 4) Prática de escovação e aplicação de indicador de placa bacteriana; 5) Aplicação de flúor tópico conforme orientação da odontológica; 6) Encaminhamentos para tratamento curativo. **CONSIDERAÇÕES FINAIS:** A atuação do enfermeiro quanto à promoção de saúde bucal de crianças e adolescentes é fundamental diante das altas incidências de cáries e do baixo nível de conhecimento dos sujeitos sobre o tema. A promoção de saúde bucal está intimamente relacionada a mudanças de hábitos de higiene oral, no entanto, as ações de prevenção devem casar com ações curativas, que se relacionam a atividade de odontólogos. A efetividade e resolutividade é maior no campo preventivo utilizando estratégias de ES com vistas a promover autonomia e exercício de cidadania.


Referências:
Mesquini MA, Molinari SL, Prado IMM. Educação em saúde bucal: uma proposta para abordagem no Ensino Fundamental e Médio. Arq Mudi. 2006;10(3):16-22. SOCESP. Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo. Endocardite Infecciosa: o coração e a boca. Disponível em: http://www.socesp.org.br/blogdocoracao/2011/09/26/endocardite-infecciosa-o-coracao-e-a-boca/