Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 6647203


6647203

A importância e aplicabilidade da consulta de enfermagem

Autores:
Zoraide Matos de Almeida|zo.matos27@gmail.com|estudante|graduanda|autor/relator|faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo ; Cell Regina Noca|cellreginanoca@yahoo.com.br|enfermeira/docente|doutora|(co)autor|faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo

Resumo:
**Introdução:**O atendimento para a criança é realizado através da puericultura, que visa o seu acompanhamento pela equipe multiprofissional. Uma das intercorrências é a desnutrição infantil ou baixo peso. Essas crianças necessitam de acompanhamento constante e pode estar relacionada ao contexto em que a criança está inserida. Existe dificuldade de acompanhamento integral da criança, havendo discrepância entre o que é realizado e registrado. É necessário proporcionar ao enfermeiro mecanismos para que a prática profissional seja devidamente documentada. Assim, a adequada sistematização da assistência de enfermagem e dos métodos de assistência baseados em raciocínio clínico, identificação diagnóstica e intervenção, com o devido registro são fundamentais para a eficiência e qualidade do atendimento à criança desnutrida ou em risco. [2]**Objetivo:** Realizar oficinas com enfermeiros que executam a puericultura, sobre Processo de Enfermagem (PE), enfatizando a criança desnutrida e baixo peso, com utilização da Classificação Internacional para Prática de Enfermagem (CIPE). **Metodologia:**Foram realizadas capacitações, oficinas, diálogos interativos, que auxiliaram na construção de um instrumento de processo de enfermagem para ser implantado no campo de prática dos enfermeiros. As oficinas foram desenvolvidas semanalmente, incluindo estudos significativos para o entendimento de PE e CIPE. O instrumento elaborado sofreu alterações necessárias para que se adequasse ao público-alvo do local. **Resultados:**Material teórico, em forma de _checklist_, que auxiliará de forma prática as consultas de puericultura complementando as informações do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC). Dessa forma, o enfermeiro consegue correlacionar PE/CIPE, resultando em um atendimento focado nas especificidades dos pacientes. **Conclusão:**O desenvolvimento e aplicação do produto final proporcionou aos enfermeiros um conhecimento sobre PE/CIPE. Disponibilizando material adequado para realizar de uma prática profissional humana, eficiente e segura nas consultas de puericultura.


Referências:
Referências: 1. ANTUNES, M. I. M. A prática de enfermagem e o sistema de classificação: a ótica da ABEn; Ideia, 2000, p. 9-18. 2. GARCIA, T. R. Sistematização da assistência de enfermagem: aspecto substantivo da prática profissional. Esc. Anna Nery, n. 20, v. 1, p. 5-1-, 2016a. 3. MOREIRA, M. D. S., GAIVA, M. A. M. Promoção da saúde infantil na consulta de enfermagem. In: GAIVA, M. A. M. (Org). PROENF Saúde da Criança e do adolescente. Porto Alegre: Artmed Panamericana, 2016. 4. PIRES S.M.B. Sistematização do cuidado em enfermagem: uma análise da implementação: [Dissertação de Mestrado]. Curitiba; 2007. [Acesso em: 15 set. 2018]. Disponível em: http://www.ppgenf.ufpr.br/Disserta%C3%A7%C3%A3oSandraPires.pdf 5. GARCIA, T. R. CIPE: uma terminologia padronizada para descrever a prática profissional da enfermagem. Revista da Escola de Enfermagem da USP, n.50, v. 3, p. 375-377, 2016b.