6627212 | NOVEMBRO AZUL: Um relato de experiência sobre saúde do homem | Autores: Mara Rúbia Sena de Jesus|marasena.enf@hotmail.com|enfermeira|pos Graduanda Em Saúde Coletiva|------------------|uefs ; Raphaella Bispo Varjão Borges|raphaela_varjao@hotmail.com|enfermeira|pos Graduanda Em Saúde Coletiva|------------------|uefs |
Resumo: Introdução: o estágio curricular obrigatório do Curso de Graduação em
Enfermagem, modalidade bacharelado, objetiva viabilizar ao acadêmico o
aprimoramento técnico-científico na sua formação profissional, mediante a
análise e a solução de problemas em condições reais de trabalho, por
intermédio de situações relacionadas à natureza e especificidade do curso e da
aplicação dos conhecimentos teóricos e práticos adquiridos nas diversas
disciplinas previstas no Plano Pedagógico do Curso¹. Objetivos: relatar as
competências do processo de trabalho do enfermeiro vivenciadas pelos
graduandos do Curso de Enfermagem durante estágio curricular. Metodologia:
trata-se de um relato de experiência, das competências do processo de trabalho
do enfermeiro vivenciadas por acadêmicos do nono período do Curso de Graduação
em Enfermagem durante o estágio curricular de administração em ambiente
hospitalar durante o segundo semestre de 2018 em Curitiba/PR. Resultados: o
período de estágio proporcionou o desenvolvimento de habilidades de liderança,
comunicação e tomada de decisão, fundamentais para o aperfeiçoamento das
competências gerenciais do enfermeiro, assim como o planejamento do cuidado, e
habilidades técnicas, indispensáveis para assistência de enfermagem.
Conclusões: Sendo o enfermeiro responsável pela articulação dos serviços e
profissionais que permeiam a atenção ao paciente, o exercício de suas
atribuições assistenciais e a resolução de conflitos é substancial para a
prática profissional. Portanto, as habilidades, competências e atitudes
desenvolvidas permitem aos graduandos de enfermagem um preparo concreto,
fundamental para o exercício da profissão.Contribuições para Enfermagem: o
relato contribui para reflexão político pedagógica dos profissionais docentes,
para formulação de estratégias de ensino-aprendizagem que proporcionem
vivências do processo de trabalho do enfermeiro.
Referências: ¹ UFPR. Universidade Federal do Paraná. PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM- MODALIDADE BACHARELADO, 2015. 99p. |