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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 6627212


6627212

NOVEMBRO AZUL: Um relato de experiência sobre saúde do homem

Autores:
Mara Rúbia Sena de Jesus|marasena.enf@hotmail.com|enfermeira|pos Graduanda Em Saúde Coletiva|------------------|uefs ; Raphaella Bispo Varjão Borges|raphaela_varjao@hotmail.com|enfermeira|pos Graduanda Em Saúde Coletiva|------------------|uefs

Resumo:
Introdução: o estágio curricular obrigatório do Curso de Graduação em Enfermagem, modalidade bacharelado, objetiva viabilizar ao acadêmico o aprimoramento técnico-científico na sua formação profissional, mediante a análise e a solução de problemas em condições reais de trabalho, por intermédio de situações relacionadas à natureza e especificidade do curso e da aplicação dos conhecimentos teóricos e práticos adquiridos nas diversas disciplinas previstas no Plano Pedagógico do Curso¹. Objetivos: relatar as competências do processo de trabalho do enfermeiro vivenciadas pelos graduandos do Curso de Enfermagem durante estágio curricular. Metodologia: trata-se de um relato de experiência, das competências do processo de trabalho do enfermeiro vivenciadas por acadêmicos do nono período do Curso de Graduação em Enfermagem durante o estágio curricular de administração em ambiente hospitalar durante o segundo semestre de 2018 em Curitiba/PR. Resultados: o período de estágio proporcionou o desenvolvimento de habilidades de liderança, comunicação e tomada de decisão, fundamentais para o aperfeiçoamento das competências gerenciais do enfermeiro, assim como o planejamento do cuidado, e habilidades técnicas, indispensáveis para assistência de enfermagem. Conclusões: Sendo o enfermeiro responsável pela articulação dos serviços e profissionais que permeiam a atenção ao paciente, o exercício de suas atribuições assistenciais e a resolução de conflitos é substancial para a prática profissional. Portanto, as habilidades, competências e atitudes desenvolvidas permitem aos graduandos de enfermagem um preparo concreto, fundamental para o exercício da profissão.Contribuições para Enfermagem: o relato contribui para reflexão político pedagógica dos profissionais docentes, para formulação de estratégias de ensino-aprendizagem que proporcionem vivências do processo de trabalho do enfermeiro.


Referências:
¹ UFPR. Universidade Federal do Paraná. PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM- MODALIDADE BACHARELADO, 2015. 99p.