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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 6610650


6610650

As dimensões dos cuidados de enfermagem na cirurgia robótica

Autores:
Myllene Aparecida Leite de Souza|mylleneleite13@outlook.com|acadêmica de Enfermagem|acadêmica de Enfermagem|acadêmica de Enfermagem|faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais ; Isabelle de Souza Januária|isabelle.souza1996@hotmail.com|acadêmica de Enfermagem|acadêmica de Enfermagem|acadêmica de Enfermagem|faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais ; Paula Fernandes de Souza|paulafernandesdsouza@gmail.com|acadêmica de Enfermagem|acadêmica de Enfermagem|acadêmica de Enfermagem|faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais ; Thais Barbosa do Vale|thaisbdovale@gmail.com|acadêmica de Enfermagem|acadêmica de Enfermagem|acadêmica de Enfermagem|faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais

Resumo:
A assistência de enfermagem de alta complexidade exige capacitação de toda a equipe. Na nefrologia, os técnicos em enfermagem compõem mais de 70% da mão de obra em hemodiálise. Embora sejam supervisionados por enfermeiros, necessitam dominar conhecimentos para compreender o processo fisiopatológico das doenças renais, manusear diferentes dispositivos tecnológicos e identificar sinais e sintomas de complicações presentes no cotidiano da hemodiálise. Trata-se de relato de experiência sobre o processo de elaboração, implantação e avaliação de um curso de capacitação em hemodiálise para técnicos de enfermagem, de uma instituição de nefrologia. O objetivo geral foi relatar e analisar a implantação desse curso. Utilizou-se dados secundários, coletados na referida instituição e analisados descritivamente. Ao identificar pouca qualificação e dificuldade de capacitação em serviço, em parceria com uma graduação de licenciatura em enfermagem, elaborou-se um curso de capacitação aberto à comunidade de técnicos de enfermagem. O curso consiste em 30 horas teóricas e 60 práticas, realizadas nas clínicas da instituição. Utiliza-se prova escrita individual para avaliação teórica e um checklist de competências clínicas para a prática. Três enfermeiros, um psicólogo e um nutricionista, todos funcionários assistenciais da instituição, compõem o corpo docente. Os alunos da licenciatura em enfermagem realizaram a orientação pedagógica. Verificou-se a complexidade da articulação da teoria com as necessidades da realidade e com o perfil do público-alvo e a importância do embasamento didático-pedagógico para que a iniciativa seja assertiva, promovendo melhor qualidade da assistência e a segurança do paciente.


Referências:
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