6610650 | As dimensões dos cuidados de enfermagem na cirurgia robótica | Autores: Myllene Aparecida Leite de Souza|mylleneleite13@outlook.com|acadêmica de Enfermagem|acadêmica de Enfermagem|acadêmica de Enfermagem|faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais ; Isabelle de Souza Januária|isabelle.souza1996@hotmail.com|acadêmica de Enfermagem|acadêmica de Enfermagem|acadêmica de Enfermagem|faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais ; Paula Fernandes de Souza|paulafernandesdsouza@gmail.com|acadêmica de Enfermagem|acadêmica de Enfermagem|acadêmica de Enfermagem|faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais ; Thais Barbosa do Vale|thaisbdovale@gmail.com|acadêmica de Enfermagem|acadêmica de Enfermagem|acadêmica de Enfermagem|faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais |
Resumo: A assistência de enfermagem de alta complexidade exige capacitação de toda a
equipe. Na nefrologia, os técnicos em enfermagem compõem mais de 70% da mão de
obra em hemodiálise. Embora sejam supervisionados por enfermeiros, necessitam
dominar conhecimentos para compreender o processo fisiopatológico das doenças
renais, manusear diferentes dispositivos tecnológicos e identificar sinais e
sintomas de complicações presentes no cotidiano da hemodiálise. Trata-se de
relato de experiência sobre o processo de elaboração, implantação e avaliação
de um curso de capacitação em hemodiálise para técnicos de enfermagem, de uma
instituição de nefrologia. O objetivo geral foi relatar e analisar a
implantação desse curso. Utilizou-se dados secundários, coletados na referida
instituição e analisados descritivamente. Ao identificar pouca qualificação e
dificuldade de capacitação em serviço, em parceria com uma graduação de
licenciatura em enfermagem, elaborou-se um curso de capacitação aberto à
comunidade de técnicos de enfermagem. O curso consiste em 30 horas teóricas e
60 práticas, realizadas nas clínicas da instituição. Utiliza-se prova escrita
individual para avaliação teórica e um checklist de competências clínicas para
a prática. Três enfermeiros, um psicólogo e um nutricionista, todos
funcionários assistenciais da instituição, compõem o corpo docente. Os alunos
da licenciatura em enfermagem realizaram a orientação pedagógica. Verificou-se
a complexidade da articulação da teoria com as necessidades da realidade e com
o perfil do público-alvo e a importância do embasamento didático-pedagógico
para que a iniciativa seja assertiva, promovendo melhor qualidade da
assistência e a segurança do paciente.
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