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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 6593194


6593194

COLETA DE EXAME PREVENTIVO DE COLO DE ÚTERO: RELATO DE EXPERIÊNCIA ACADÊMICA

Autores:
Kéuri Zamban Branchi|keurizamban@gmail.com|acadêmica de Enfermagem|acadêmica de Enfermagem|acadêmica de Enfermagem|universidade do Estado de Santa Catarina

Resumo:
No Brasil e no mundo os acidentes automobilísticos passaram a ser um problema de saúde pública gerando milhares de mortes todos os anos1, onerando os cofres públicos e superlotando os serviços hospitalares2. Estima-se que em 2.020 os acidentes de trânsito serão a segunda causa de morte prematura, provocando grande impacto econômico e social na população economicamente ativa3. O conhecimento da realidade sobre os acidentes podem contribuir, não apenas para elaboração de medidas e programas de prevenção de danos e mortes, mas também para implementar, fundamentar e desenvolver programas de assistência voltados para população. Neste contexto, o presente estudo analisou o perfil dos acidentes automobilísticos no ano de 2017, registrados pelo SAMU situado no município de Francisco Beltrão, Paraná. Trata-se de um estudo documental, retrospectivo, transversal com abordagem quantitativa, desenvolvido através de análise das fichas do atendimento, sendo coletadas as variáveis: sexo, faixa etária, tipo de acidente, posição no veículo, estado da vítima, hospital de destino e tipo de ambulância enviada para o atendimento. O projeto foi aprovado pelo comitê de ética em pesquisa da universidade paranaense sob o protocolo 2.675.536. Como resultados, podemos observar que homens (64%) envolvem-se com maior frequência em acidentes automobilísticos do que as mulheres (35,2%) _p_=(0,000). Os acidentes de transito apresentaram a maior prevalência (63%) seguida dos acidentes de moto com 20,7 %, sendo os meses de junho e julho a época do ano com maior número de atendimentos registrados (10,5% e 10,3% respectivamente). Quanto ao estado da vítima, 75,4% foram classificadas inicialmente como leves e 16,3% como moderado. O estudo nos permitiu concluir que a maior frequência dos acidentes foi de transito, ocorridos nos meses de junho e julho, sendo classificados inicialmente como leves tendo os homens como as principais vítimas.


Referências:
1 World Health Organization. Global status report on road safety. Geneva: World Health Organization; 2013. Disponível: http://apps.who.int/iris/bitstream/10665/83789/1/WHO_NMH_VIP_13.01_eng.pdf?ua=1 2 Brasil. Previdência Social. Boletim Epidemiológico 2. O Impacto dos Acidentes de Trânsito para a Previdência Social Brasília/DF - 2016. Brasília: Ministério da Previdência Social; 2016. Disponível: http://www.previdencia.gov.br/wp-ontent/uploads/2016/12/sausegtrabestprod72.pdf. 3 Cavalcante AKCB, Holanda VM, Rocha CFM, Cavalcante SW, Sousa JPR, Sousa FHR. Perfil dos acidentes de trânsito atendidos por serviço pré-hospitalar móvel. Rev Baiana Enferm. 2015; 29(2):135-145. Disponivel: file:///D:/Downloads/1827-14779-1-PB.pdf