6587453 | Grupo Terapia da Dor: relato de experiência | Autores: Jakeliny Serafini Terra|jake_terra@hotmail.com|acadêmica de Graduação|acadêmica|acadêmica|universidade Federal de Santa Catarina ; Maria Gabriela de Oliveira Costa|fisiogabriela@hotmail.com|acadêmica de Graduação|acadêmica|acadêmica|universidade Federal de Santa Catarina ; Fernanda Rosa de Oliveira Pires|nandadode@hotmail.com|enfermeira|mestre Em Enfermagem Pelo Programa de Pós Graduação Enfermagem Ufsc|enfermeira Prefeitura Municipal de Biguaçu|universidade Federal de Santa Catarina ; Carolina Cardoso Pires|carol_c_pires@hotmail.com|acadêmica de Graduação|acadêmica|acadêmica|universidade Federal de Santa Catarina |
Resumo: O presente estudo tem por objeto: as esculturas de enfermeiras construídas em
homenagem a profissão ao redor do mundo. Será utilizada a fotografia como
estratégia de aproximação das esculturas. Analisar a representação das
esculturas de enfermeiras construídas fora do Brasil para profissão de
enfermagem no mundo; Na operação metodológica será utilizada a historiografia,
por meio da articulação do contexto histórico social da época de criação de
construção da escultura ou a época a que se refere a homenagem, com busca
ativa de informações acerca das imagens na web, com as palavras: _sculptures
of nurses_, _nurses in stone_, _tribute to nurses_ . As imagens foram
analisadas com recurso da semiótica de Charles Sanders Peirce (1839-1914).
Foram encontradas 8 imagens e esculturas que retratam imagens de enfermeiras.
o que permite perceber a presença marcante da enfermagem em situações em geral
pos guerra que culmimaram em atendimentos expressivos denotando a presença
marcante de enfermeiros em situações de cuidado, sendo etes retratados na
forma de esculturas.
Referências: ANDRADE, A.M.M, Sob O Signo Da Imagem. Dissertação apresentada ao curso de Mestrado em História da Universidade Federal Fluminense. UFF-CEG-ICHF Niterói – RJ – Novembro 1990.
AVILA OLIVARES, J.A. Os sinais iconográficos de reconhecimento público de Enfermagem em Espanha: sua importância e significado. Cultura de cuidados (edição digital) 18, 38, 2014. Disponível em: http://dx.doi.org/10.7184/cuid.2014.38.12>
BACHA, Maria de Lourdes. Semiótica aplicada. Rev. adm. empres., São Paulo , v. 49, n. 3, p. 364, Sept. 2009 . Available from . access on 17 Apr. 2018. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-75902009000300011.
BELTING, Hans. Por uma Antropologia da imagem. Concinnitas, ano 6, volume 1, número 8, julho 2005. Disponível em < http://www.academia.edu/7132650/Belting_por_uma_antropologia_da_imagem> acesso em 09/09/2015.
BURUCUA, J. E. Historia, arte, cultura. De Aby Warburg a Carlo Ginzburg. Fundo de Cultura Econômica, Buenos Aires, 2003.
DOMINGUES, Claudio Moreno. O Olhar de Quem Olha: Cultura Visual, Arte e Mediação na Aula de História - o uso da imagem na construção do conhecimento histórico. São Paulo: Instituto de Artes - IA, Universidade Estadual Paulista - UNESP, 2006 (mestrado). |