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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 6567711


6567711

FEBRE AMARELA E SUA RELAÇÃO COM A SAÚDE PÚBLICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores:
Andreia Zanella|andreiazanella2014@outlook.com|estudante|estudante Enfermagem|estudante|universidade Paranaense ; Gabriel Frozza|gabriel-frozza@hotmail.com|estudante|estudante Enfermagem|estudante|universidade Paranaense ; Anna Julia Ilkiu de Bortoli|anna.186972@edu.unipar.br|estudante|estudante Enfermagem|estudante|universidade Paranaense ; Ana Paula Paini|anapaulapainii@gmail.com|enfermeira|graduada Em Enfermagem|enfermeira|universidade Paranaense ; Marcela Gonçalves Trevisan|marcelatrevisan@unipar.br|enfermeira|graduada Em Enfermagem|enfermeira|universidade Paranaense

Resumo:
**Introdução:** A educação em saúde para o autocuidado em diabetes mellitus (DM) é considerada a intervenção terapêutica mais direcionada. Entretanto, não foram identificados na literatura científica brasileira instrumentos especificamente desenhados com este propósito, já que uma correta orientação minimiza as complicações agudas e crônicas. **Objetivo:  **adaptar culturalmente a Escala de Educação Terapêutica para o Comportamento do Autocuidado à Pessoa com Diabetes para o português do Brasil. **Metodologia: **estudo metodológico, com análise semântica e análise de conteúdo, realizado na cidade de Teresina, Piauí, entre janeiro e julho de 2017. Foi realizada avaliação das equivalências semântica, idiomática, cultural e conceitual por oito enfermeiros. Na análise de conteúdo, foi desenvolvido um _brainstorming _com participação de 12 especialistas. A avaliação da pertinência prática, relevância e dimensão teórica foi feita por sete profissionais _experts._ **Resultado: **as etapas de adaptação cultural foram bem-sucedidas, e as equivalências semântico-idiomáticas, culturais e conceituais foram suficientemente alcançadas. Dos 34 itens do instrumento, 29 sofreram alterações. Obteve-se Índice de Validade de Conteúdo de 0,93 para o conjunto total de itens. **Conclusão: **Evidenciou-se que os itens são pertinentes à cultura brasileira e avaliam aspectos na perspectiva do instrumento original. **Contribuições para Enfermagem:** produção de conhecimento científico de estudos metodológicos em diferentes contextos culturais, além de avaliar as intervenções terapêuticas para a educação em diabetes, proporcionando autogestão da pessoa com DM.


Referências:
1) Almeida CAPL, da Cruz JN, Fernandes DR, Silva LQ, de Lima CHR, Lago EC. Nurse training in primary care: educational actions with people living with diabetes mellitus. Acta Scientinarum. Health Sciences. [Internet] 2017;39(2) [acesso em 10 set 2017]. Disponível: http://dx.doi.org/10.4025/actascihealthsci.v39i2.33389; 2) Pasquali L. Instrumentação psicológica: fundamentos e práticas. Porto Alegre: Artmed; 2010.