6564884 | A prática profissional do enfermeiro no atendimento aos idosos: uma revisão integrativa | Autores: Thalyta Roberta Silva Bastos|thalyta.bastos@hotmail.com|enfermeira|bacharela. Mestranda Em Enfermagem|enfermeira. Estudante de Pós-graduação|upe/uepb ; José Flávio de Lima Castro|flaviocastro20@hotmail.com|enfermeiro|mestre Em Enfermagem. Doutorando Em Enfermagem|enfermeiro. Professor. Estudante de Pós-graduação|upe/uepb ; Brígida Maria Gonçalves de Melo Brandão|bri.melo@hotmail.com|enfermeira|mestre Em Enfermagem. Doutoranda Em Enfermagem|enfermeira. Estudante de Pós-graduação|upe/uepb ; Rebeca Coelho de Moura Angelim|rebecaangelim@hotmail.com|enfermeira|mestre Em Enfermagem. Doutoranda Em Enfermagem|enfermeira. Estudante de Pós-graduação|upe/uepb ; Fátima Maria da Silva Abrão|abraofatima@gmail.com|enfermeira|doutora Em Enfermagem|enfermeira. Professora Associada|upe/uepb |
Resumo: Introdução: A construção do contexto de saúde está disseminada pelos veículos
de
comunicação e adentra diversos ambientes sociais: trabalho, lazer e,
principalmente, a
Escola. Apesar deste aumento do acesso às informações, o usuário em saúde
ainda se
encontra impotente no que diz respeito ao estabelecimento de relações entre a
informação e o vínculo com o profissional de saúde. Tal afirmação aponta uma
remodelagem no processo de educação profissional, sendo importante despertar
no
docente que a formação do estudante deve compreender a importância de se
integralizar
teoria e prática. A participação de discentes em projetos de pesquisa e
extensão é
indispensável no que tange ao ensino-aprendizagem. Objetivo: relatar a
experiência
dos estudantes acerca da participação no projeto PET-saúde/GraduaSUS tendo por
prioridade atividades com saúde do escolar, sendo guiadas pelas diretrizes do
Programa
Saúde do Escolar. Desenvolvimento: ações desenvolvidas numa escola pública
municipal em Macaé-RJ, por seis alunas de Graduação do Curso de Enfermagem e
Obstetrícia do Campus UFRJ-Macaé, duas docentes tutoras e enfermeiro preceptor
do
projeto. Ocorreu de março de 2016 a março de 2018, com escolares de 05 a 12
anos de
idade. O trabalho apresentou como resultado o relato de experiência de seis
alunas de
graduação em enfermagem no PET-saúde/GraduaSUS com escolares. Foi relatada a
importância do projeto para o processo de ensino e aprendizagem, pela
aproximação
com o público e a observação quando realizaram demandas próprias daquela
comunidade. Apontaram a importância da atuação do enfermeiro para além das
ESFs e
Hospitais, reconhecendo a escola como campo prático de promoção da saúde para
o seu
trabalho. Citaram, também, a importância da convivência com a equipe de
trabalho do
projeto, percebendo assim como pode acontecer em único espaço - a escola - a
multidisciplinaridade e interdisciplinaridade: pilares para um cotidiano
profissional
promissor. Considerações Finais: Observou-se que os relatos apresentados vão
ao
encontro do que preconiza as ações do PET-saúde/GraduaSUS. Percebeu-se a
importância da integração teoria e prática como motor para a formação dos
profissionais
de saúde. O discente conseguiu perceber no campo prático que a utilização de
tecnologias leves, como a educação em saúde, é capaz de transformar a
realidade de
vida do escolar, de seus professores, de sua família e de sua comunidade.
Referências: Não tem |