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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 6564884


6564884

A prática profissional do enfermeiro no atendimento aos idosos: uma revisão integrativa

Autores:
Thalyta Roberta Silva Bastos|thalyta.bastos@hotmail.com|enfermeira|bacharela. Mestranda Em Enfermagem|enfermeira. Estudante de Pós-graduação|upe/uepb ; José Flávio de Lima Castro|flaviocastro20@hotmail.com|enfermeiro|mestre Em Enfermagem. Doutorando Em Enfermagem|enfermeiro. Professor. Estudante de Pós-graduação|upe/uepb ; Brígida Maria Gonçalves de Melo Brandão|bri.melo@hotmail.com|enfermeira|mestre Em Enfermagem. Doutoranda Em Enfermagem|enfermeira. Estudante de Pós-graduação|upe/uepb ; Rebeca Coelho de Moura Angelim|rebecaangelim@hotmail.com|enfermeira|mestre Em Enfermagem. Doutoranda Em Enfermagem|enfermeira. Estudante de Pós-graduação|upe/uepb ; Fátima Maria da Silva Abrão|abraofatima@gmail.com|enfermeira|doutora Em Enfermagem|enfermeira. Professora Associada|upe/uepb

Resumo:
Introdução: A construção do contexto de saúde está disseminada pelos veículos de comunicação e adentra diversos ambientes sociais: trabalho, lazer e, principalmente, a Escola. Apesar deste aumento do acesso às informações, o usuário em saúde ainda se encontra impotente no que diz respeito ao estabelecimento de relações entre a informação e o vínculo com o profissional de saúde. Tal afirmação aponta uma remodelagem no processo de educação profissional, sendo importante despertar no docente que a formação do estudante deve compreender a importância de se integralizar teoria e prática. A participação de discentes em projetos de pesquisa e extensão é indispensável no que tange ao ensino-aprendizagem. Objetivo: relatar a experiência dos estudantes acerca da participação no projeto PET-saúde/GraduaSUS tendo por prioridade atividades com saúde do escolar, sendo guiadas pelas diretrizes do Programa Saúde do Escolar. Desenvolvimento: ações desenvolvidas numa escola pública municipal em Macaé-RJ, por seis alunas de Graduação do Curso de Enfermagem e Obstetrícia do Campus UFRJ-Macaé, duas docentes tutoras e enfermeiro preceptor do projeto. Ocorreu de março de 2016 a março de 2018, com escolares de 05 a 12 anos de idade. O trabalho apresentou como resultado o relato de experiência de seis alunas de graduação em enfermagem no PET-saúde/GraduaSUS com escolares. Foi relatada a importância do projeto para o processo de ensino e aprendizagem, pela aproximação com o público e a observação quando realizaram demandas próprias daquela comunidade. Apontaram a importância da atuação do enfermeiro para além das ESFs e Hospitais, reconhecendo a escola como campo prático de promoção da saúde para o seu trabalho. Citaram, também, a importância da convivência com a equipe de trabalho do projeto, percebendo assim como pode acontecer em único espaço - a escola - a multidisciplinaridade e interdisciplinaridade: pilares para um cotidiano profissional promissor. Considerações Finais: Observou-se que os relatos apresentados vão ao encontro do que preconiza as ações do PET-saúde/GraduaSUS. Percebeu-se a importância da integração teoria e prática como motor para a formação dos profissionais de saúde. O discente conseguiu perceber no campo prático que a utilização de tecnologias leves, como a educação em saúde, é capaz de transformar a realidade de vida do escolar, de seus professores, de sua família e de sua comunidade.


Referências:
Não tem