Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 6550454


6550454

ÓBITOS POR ACIDENTES DE TRABALHO NO ESTADO DE SANTA CATARINA: TRAÇANDO O PERFIL EPIDEMIOLÓGICO.

Autores:
Vanessa Correa de Moraes|vanecm.10@hotmail.com|enfermagem|mestranda do Mestrado Profissional Em Enfermagem Na Atenção Primária A Saúde|enfermeira do Trabalho|universidade do Estado de Santa Catarina ; Mariluci Neiss|marilucineiss@hotmail.com|enfermagem|mestranda do Mestrado Profissional Em Enfermagem Na Atenção Primária A Saúde|enfermeira|universidade do Estado de Santa Catarina

Resumo:
**INTRODUÇÃO: **Os profissionais da educação apresentam inerentes às suas atividades, variáveis que podem afetar o seu bem-estar físico e psicológico, colaborando com o desenvolvimento do estresse1. **OBJETIVO: **Relatar as vivências em um projeto de extensão sobre a prevenção do estresse em professores.** METODOLOGIA: **Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, o qual descreve a vivência de acadêmicos e professores de enfermagem na aplicação de uma educação em saúde sobre à temática estresse com professores de uma escola municipal do interior do Amazonas. **RESULTADOS: **Participaram 20 profissionais do sexo feminino, as quais assistiram a uma palestra sobre os 10 passos de prevenção ao estresse. Destas, 70% nunca haviam assistido uma palestra sobre estresse, 60% não se consideravam uma pessoa estressada, 100% pretendiam levar o conhecimento adquirido ao seu estilo de vida. Para prevenção e diminuição do estresse, 40% relataram a aplicabilidade de exercícios físicos, alimentação saudável e presença da família, outros 45% relataram férias, atividades prazerosas, comunhão com Deus, aumento de salário e valorização profissional e 15% não se manifestaram.  Na ação ensinaram-se técnicas de relaxamento com uso de musicoterapia, alongamentos e massagens em áreas corporais específicas. Contribuições e dúvidas permitiram maior contato com os voluntários, tornando o ambiente mais acolhedor. **CONCLUSÃO: **A abordagem do estresse aos docentes através da educação em saúde permitiu a eles conhecer mais sobre o assunto, o qual é um dos processos de maior causa de doenças cardiovasculares e neurológicas, suas contribuições e duvidas implicaram no reconhecimento de fatores de morbidade que a acometem a população assistida. **IMPLICAÇÃO PARA ENFERMAGEM: **Os enfermeiros são um dos grandes responsáveis pela realização das educações em saúde no Brasil, este deve sempre estar atualizado, devendo possuir certa flexibilidade nos conteúdos abordados, pois o público é variável e as necessidades das comunidades assistidas também são diferenciadas.


Referências:
1. Weber, LND; Leite, CR; Stasiak, GR; Santos, CA da S; Forteski, RO. Estresse no trabalho do professor. Imagens da Educação, v. 5, n. 3, p. 40-52, 2015.