Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 6546721


6546721

A IMPORTÂNCIA DA BIOÉTICA NO ENSINO-APRENDIZAGEM NO CURSO DE ENFERMAGEM NO INTERIOR DO AMAZONAS

Autores:
Alessandra da Silva Carvalho|alessandrasilva936@gmail.com|estudante de Enfermagem|graduanda|estudante de Enfermagem|instituto de Saúde E Biotecnologia - Isb/ufam ; Vanessa Vasconcelos Duarte|vvdadm@gmail.com|estudante de Enfermagem|graduanda|estudante de Enfermagem|instituto de Saúde E Biotecnologia - Isb/ufam ; Andreina Maciel Sena dos Santos|andreinamaciel2000@gmail.com|estudante de Enfermagem|graduanda|estudante de Enfermagem|instituto de Saúde E Biotecnologia - Isb/ufam ; Brenner Kássio Ferreira de Oliveira|brennerkassio@hotmail.com|enfermeiro|especialista|professor Magistério Superior|instituto de Saúde E Biotecnologia - Isb/ufam ; Maxwell Arouca da Silva|maxwell_arouka@hotmail.com|enfermeiro|especialista|professor Magistério Superior|instituto de Saúde E Biotecnologia - Isb/ufam ; Cliviane Farias Cordeiro|cordeirovivi98@gmail.com|estudante de Enfermagem|graduanda|estudante de Enfermagem|instituto de Saúde E Biotecnolgia - Isb/ufam

Resumo:
**INTRODUÇÃO**. O OSCE (do inglês, Exame Clínico Objetivo Estruturado) é em uma metodologia que permite a avalição de habilidades e competências por meio de simulações do ambiente encontrado na prática clínica (MASSEY _et al_., 2017). Na enfermagem esta metodologia coloca o aluno em situações espelhadas naquelas do campo de estágio tornando-o familiarizado com este e treina-o para exercer determinada técnica (ARONOWITZ _et al_., 2017). **OBJETIVOS**. Descrever o uso do OSCE com alunos de graduação em enfermagem. **METODOLOGIA**. Trata-se de um estudo descritivo realizado em setembro de 2018 com estudantes do oitavo semestre da Universidade Federal do Ceará, após período de conteúdo teórico. Foram preparadas salas separadas com simulação do ambiente encontrado no alojamento conjunto de uma maternidade. Utilizou-se uma boneca realística com um absorvente pós-parto com substância simulando lóquios hemorrágicos. Os alunos foram instruídos a agir como profissionais do serviço e a realizar exame-físico obstétrico. Esperava-se que eles realizassem verificação da altura uterina, lóquios e sinais de trombose venosa profunda. **RESULTADOS**. A maioria dos estudantes encontrou-se bastante ansiosa, como se estivessem com uma paciente real. Quase a totalidade dos estudantes realizou de forma satisfatória os procedimentos e orientações esperados, demonstrando ter estudado de forma satisfatória o conteúdo teórico. Os participantes destacaram que o OSCE favorece a inserção dos mesmos na prática clínica. **CONCLUSÕES**. O OSCE apresenta-se como uma metodologia eficiente na preparação dos estudantes para a prática clínica. Contribui, assim, para uma melhor formação de enfermeiros. **REFERÊNCIAS**. ARONOWITZ, Teri et al. Using Objective Structured Clinical Examination (OSCE) as education in advanced practice registered nursing education. **Journal of Professional Nursing**, v. 33, n. 2, p. 119-125, 2017. MASSEY, Deborah et al. Enhancing OSCE preparedness with video exemplars in undergraduate nursing students. A mixed method study. **Nurse education today**, v. 54, p. 56-61, 2017.


Referências:
1. Massey, D., Byrne, J., Higgins, N., Weeks, B., Shuker, M. A., Coyne, E., Johnston, A. N. (2017). Enhancing OSCE preparedness with video exemplars in undergraduate nursing students. A mixed method study. Nurse education today, 54, 56-61. 2. Aronowitz, T. et al. Using Objective Structured Clinical Examination (OSCE) as education in advanced practice registered nursing education. Journal of Professional Nursing, v. 33, n. 2, p. 119-125, 2017.