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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 6517347


6517347

Associação da perspectiva temporal com fatores sociodemográficos, clínicos e comportamentais entre pessoas vivendo com o HIV

Autores:
Daniela Sousa Oliveira|oliverdany@gmail.com|estudante de Pós-graduação|mestre|enfermeira|universidade do Estado do Rio de Janeiro ; Denize Cristina de Oliveira|dcouerj@gmail.com|docente/enfermeira|pós-doutora|docente|universidade do Estado do Rio de Janeiro ; Raildo da Silva Coqueiro|raiconquista@yahoo.com.br|docente/educador Físico|doutor|docente|universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Resumo:
**INTRODUÇÃO**: O ensino na enfermagem vem passando por transformações nas quais são identificados avanços no contexto social, político e ético, como as novas estratégias de aprendizagem que focalizam o desejo de ampliar o diálogo, a participação do aluno e a compreensão dos diversos aspectos que envolvem uma abordagem mais libertadora, criativa, reflexiva e questionadora. **OBJETIVO: **Relatar a experiência e a percepção do discente após cursar a disciplina de “Propedêutica do Processo de Cuidar em Saúde da Mulher” e sua representatividade e contribuição para a futura vida profissional. **METODOLOGIA: **Trata-se de Relato de Experiência realizada com discentes do curso de Bacharelado em Enfermagem de duas Instituições de Ensino Superior (IES) privadas no município de Belém – Pará, no período de janeiro de 2016 a junho de 2017. **RESULTADOS**: Observou-se que os discentes atribuem ao ensino da Obstetrícia a possibilidade de mudanças na concepção do cuidado à gestante em todo o ciclo gravídico e puerperal, propiciando uma atenção com especificidade própria na assistência de enfermagem. A inclusão da Obstetrícia no currículo de graduação em enfermagem, possibilita desenvolver atitudes positivas, estimular discussões e promover interações entre discentes e gestantes no sentido de modificar a visão estereotipada e os mitos que circundam a gravidez. **CONCLUSÃO**: Por meio da perspectiva dos discentes de enfermagem, pode-se verificar que o ensino da Obstetrícia é uma das ferramentas essenciais para a formação de profissionais enfermeiros e, especialmente cidadãos, compromissados com o atendimento humanizado. **CONTRIBUIÇÕES PARA ENFERMAGEM: **Observa-se a necessidade de formar enfermeiros qualificados para atender as gestantes, considerando os diferentes aspectos do processo no ciclo gravídico puerperal. Conhecer a visão dos discentes sobre a temática proposta, bem como a contribuição do estudo da Obstetrícia para o desenvolvimento da prática profissional, contribui para reflexão e revisão dos currículos de Enfermagem, visando adequar o perfil profissional às reais necessidades da mulher neste ciclo.


Referências:
1. Sepúlveda MAC. Breve histórico dos Programas Nacionais de Saúde Materno-Infantil. [online]. Campinas: Núcleo de Informática Biomédica/Unicamp; 1997. Disponível em: (10 out. 2000). 2. Riesco MLG. Do orgulho à resignação: educação e atuação profissional de obstetrizes formadas pela Universidade de São Paulo [tese]. São Paulo (SP): Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo; 2008 3. Costa, AANM. Enfermeiras obstetras egressas dos cursos financiados pelo Ministério da Saúde na região nordeste do país: caracterização e atuação profissional [tese]. São Paulo (SP): Universidade Federal de São Paulo; 2007.