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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 6498762


6498762

Método Role Playing no ensino de enfermagem no contexto do paciente obeso – Relato de experiência

Autores:
Helena Sophia Strauss Mohr|helenaa.mohr@hotmail.com|acadêmico de Enfermagem|acadêmico|acadêmico de Enfermagem|universidade Federal de Santa Catarina ; Juliana Balbinot Reis Girondi|juliana.balbinot@ufsc.br|enfermeira|doutora Em Enfermagem|docente|universidade Federal de Santa Catarina ; Lucia Nazareth Amante|luciamante@ufsc.br|enfermeira|doutora Em Enfermagem|docente|universidade Federal de Santa Catarina ; Neide Knihs|neide.knihs@ufsc.br|enfermeira|doutora Em Enfermagem|docente|universidade Federal de Santa Catarina

Resumo:
**INTRODUÇÃO: **Durante a graduação em enfermagem os estudantes vivenciam inúmeras situações que podem acarretar em desequilíbrios bio-psico-soci-espirituais.1 Identificar se estes estudantes possuem disposição para conforto melhorado torna-se imprescindível para o desenvolvimento de intervenções em enfermagem/saúde. **OBJETIVO: **Identificar a prevalência do Diagnóstico de Enfermagem – Disposição para conforto melhorado em estudantes de enfermagem; principais motivos e a utilização de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). **METODOLOGIA: **Este estudo faz parte de um macroprojeto de pesquisa, quantitativo/transversal, realizado numa universidade federal do Rio Grande do Sul, no primeiro semestre de 2018 com 156 estudantes de enfermagem. A coleta foi através de questionário autoaplicável com questões abertas/fechadas. A análise contou com o auxílio do SPSS, por meio de estatística descritiva. A pesquisa foi aprovada sob o parecer n°37/2018 do Comitê de Ética. **RESULTADOS: **78,8% dos estudantes auto referiram possuir disposição para conforto melhorado e quando questionados sobre os motivos mais prevalentes para isso destacaram: melhorar qualidade de vida (14,4%); diminuir o estresse (9,6%); melhorar bem estar mental (6%) e físico (5,4%); diminuir ansiedade (4,2%); melhorar o sono (3,6%); melhorar aprendizado/concentração (2,4%). Apenas 15 estudantes investigados utilizavam alguma PICS. As PICS mais utilizadas foram: reiki (9), meditação (4), fitoterapia (3), aromaterapia (1) e auriculoterapia (1). Outra prática citada foi mesa radiônica (2), no entanto essa ainda não foi incluída no Sistema Único de Saúde. Destaca-se que 5 estudantes utilizam mais de uma PICS. **CONCLUSÕES: **Observou-se que a utilização de PICS pode ser uma estratégia para melhorar o conforto e bem estar geral. Contudo, é necessário ampliar o conhecimento dos estudantes, bem como facilitar o acesso às PICS no ambiente acadêmico para aumentar a adesão. **IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: **As PICS devem ser vistas como um meio de intervenção de enfermagem/saúde, ampliando as terapêuticas convencionais e transformando a assistência em um cuidado integral e humanizado.


Referências:
1. Borine RCC, Wanderley KS, Bassitt DP. Relação entre a qualidade de vida e o estresse em acadêmicos da área da saúde. Est. Inter. Psicol., 2015;6(1):100-18.