Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 6489016


6489016

Plano de MOOC para capacitação de enfermeiros em pesquisa bibliográfica

Autores:
Juliana Invenção Gomes|juinvencao@gmail.com|enfermeira|especialista|mestranda|universidade Federal de São Paulo ; Valéria Sperduti Lima||outra|doutora|professora|universidade Federal de São Paulo

Resumo:
**INTRODUÇÃO:** Para firmar-se como ciência, a enfermagem tem buscado estruturar e validar conceitos, como exemplo o Processo de Enfermagem (PE), instrumento que norteia as ações do cuidado e torna a prática de enfermagem uma atividade autônoma e independente. Dessa forma, o ensino do PE na graduação se faz necessário como elemento básico para o desenvolvimento de competências inerentes a pratica profissional. **OBJETIVO:** Identificar a percepção do conhecimento e habilidade de graduandos quanto às etapas do processo de enfermagem. **METODOLOGIA:** Pesquisa descritiva com abordagem quantitativa, realizada com graduandos da quarta série de enfermagem de um Centro Universitário do noroeste paulista. A coleta de dados foi realizada em junho de 2018, através da aplicação de um questionário de auto avaliação utilizando escala Likert de cinco pontos, variando entre concordo totalmente e discordo totalmente, abordando implicações inerentes ao conhecimento e habilidades para o desenvolvimento das etapas do PE, sendo aprovada pelo CEP sob o parecer nº 2.599.089. **RESULTADOS:** Fizeram parte da amostra 23 (88,5%) graduandos da quarta série, sendo 91,3% do sexo feminino, com média de idade em 29 anos. A percepção com relação ao conhecimento teórico e de habilidades para a execução de cada etapa do processo de enfermagem, respectivamente foram histórico de enfermagem, 73,9% e 60,9% concordaram totalmente, diagnóstico de enfermagem (taxonomia NANDA), 65,2% e 60,9% responderam concordar totalmente, planejamento de enfermagem (Taxonomias NOC e NIC), 52,2% e 65,2 concordaram parcialmente, implementação do cuidado, 56,5% responderam concordar totalmente e 52,2% concordar parcialmente e avaliação de enfermagem, concordaram parcialmente 39,1% e 60,9%. **CONCLUSÃO:** Pode-se constatar que os graduandos sinalizam para a carência de conhecimentos e habilidades nas etapas de planejamento, implementação e avaliação do processo de enfermagem, o que pode fragilizar o enfermeiro diante das demandas diárias da profissão. **IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: **É primordial o conhecimento e habilidades do enfermeiro para o desenvolvendo do PE, pois este instrumento concretiza as ações do cuidado.


Referências:
1. Pereira JS, Pinho ASDS, Costa MS et al. Saberes de enfermeiros acerca do processo de enfermagem à luz do modelo conceitual de Wanda de Aguiar Horta. R. pesq.: Cuid fundam online 2012; 4(2):2437-47. 2. Souza MFG, Santos ADB, Monteiro AI. O processo de enfermagem na concepção de profissionais de Enfermagem de um hospital de ensino. Rev Bras Enferm, Brasília 2013; 66(2):67-73. 3. Fontes, WD, Leadebal ODCP, Ferreira JA. Competências para aplicação do processo de enfermagem: auto avaliação de discentes concluintes do curso de graduação. Rev Rene. Fortaleza. 2010; 11(3):86-94.