Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 6488537


6488537

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DA HANSENÍASE EM MUNICÍPIO DO INTERIOR DO PARANÁ

Autores:
Marília Daniella Machado Araújo Cavalcante|marilia.cavalcante@hotmail.com|enfermeira|doutoranda do Programa de Pós-graduação Em Enfermagem da Ufpr|discente|universidade Federal do Paraná

Resumo:
Introdução:O cuidado humano na enfermagem deveadequar-se à bioética, com a prática de ações permeadas por uma postura crítica e reflexiva,que sejam preservados o respeito, a individualidade, dignidade e os direitos do ser humano. Sendo assim, destacam-se os quatros princípios da bioética: Justiça, autonomia, beneficência e não-maleficência.Objetivos: Realizar uma análise sobre os conceitos de bioética e de como se aplicam no cotidiano do cuidado ao paciente, pela equipe de enfermagem.Metodologia: Trata-se de um artigo de reflexão, pautado nas vivências de 05 acadêmicas de Enfermagem durante os estágiosna atenção primária e média complexidade. Resultados: Percebemos que a essência do cuidar, segundo os preceitos bioéticos, não estão situados na utilização do “cuidar do doente”, mas na natureza das relações humanas, que devem se caracterizar em uma inter-relação mútua de respeito cliente/profissional. Conclusões: Compreendemos, assim, que a bioética serve de meio para integrar o cuidado técnico e ético, agregando competências do saber/fazer.Nesse entendimento,as ações que definem a enfermagem devem estar pautadas nos princípios éticos e legais que regem a profissão.Implicações para a enfermagem: A enfermagem aplica os princípios da bioética quando respeita a individualidade do paciente e atende as suas necessidades, direcionando o cuidado, com uma assistência isenta de danos físicos e morais sempre informando a ação a ser executada ao sujeito, dando-lhe o direito de aceitá-la ou recusá-la.


Referências:
Santos LR; Beneri RL, LunardiVL.Questões éticas no trabalho da equipe de saúde: o (des) respeito aos direitos do cliente. RevGauchaEnferm. 2005; 26 (3): 403-13. Zoboli ELCP, Sartorio NA. Bioética e enfermagem: uma interface no cuidado. O Mundo Saúde 2006;30(3):382-97.