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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 6478981


6478981

FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO COM METODOLOGIAS ATIVAS: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores:
Sandra Maria Leal Oliveira|sandramloliveira@gmail.com|enfermeira|especialista|docente das Faculdades São José|faculdades São José ; Barbara da Silva Moreira|barbaramoreiragby@gmail.com|acadêmica de Enfermagem|estudante de Enfermagem|estudante de Enfermagem|faculdades São José ; Edilson Almeida|edilsonvas1@hotmail.com|enfermeiro|especialista|docente das Faculdades São José|faculdades São José ; Letícia Mello dos Santos|leticiamellodossantos@gmail.com|acadêmica de Enfermagem|estudante de Enfermagem|estudante de Enfermagem|faculdades São José ; Luciane Alves Vercillo|lvercillo@gmail.com|enfermeira|mestre|coordenadora da Graduação de Enfermagem Nas Faculdades São José|faculdades São José ; Ronaldo Barbosa Marins|ronaldobarbosa.marins@gmail.com|enfermeiro|especialista|docente das Faculdades São José|faculdades São José

Resumo:
Título. Tutoria de Enfermagem na Residência Multiprofissional: um relato de experiência. Introdução. Dentre os papéis do tutor da enfermagem do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, destaca-se em especial a atividade de orientação acadêmica, voltada para a discussão de atividades teóricas, teórico-práticas e práticas desenvolvidas pelos residentes para construção do saber¹. OBJETIVO. Descrever a experiência de um tutor enfermeiro da Residência Multiprofissional em Saúde da Família de Curitiba, utilizando a metodologia ativa no processo ensino-aprendizagem do residente de enfermagem. MÉTODO. Estudo descritivo, baseado em relato de experiência de um tutor enfermeiro, referente ao desenvolvimento do eixo específico de área profissional da enfermagem, do projeto pedagógico da residência para enfermeiros residentes R1 e R2 do programa em 2017/2018. RESULTADOS. Os encontros para estudo de casos e ou para grupos de estudos aconteceram, em momentos distintos  para R1 e R2 . Para cada encontro, os temas a serem discutidos sempre foram elencados previamente pelos próprios residentes, baseados e problematizados com referências em suas necessidades diárias em campo. Durante este processo o residente colocou-se como principal agente do seu aprendizado e o tutor como facilitador do processo. Os encontros, foram extremamente exitosos e com  avaliações muito positivas do método  por parte dos residentes, referindo uma aplicabilidade direta na prática diária em serviço dos conteúdos estudados em sala. CONCLUSÃO. A construção  do saber na residência utilizando metodologias ativas proporcionou momentos de grande reflexão , análise e construção do conhecimento de forma integrada e participativa, permitindo relacionar a teoria com a prática em serviço. Fortaleceu o papel do SUS na preparação e formação  dos profissionais para a atuação no sistema único de saúde.


Referências:
1.Rossi E, Costa R, Munhoz F, Alencar AMC, Rosa AAH, Lenzi ACF, et al. A construção coletiva dos papéis. 2016;