6394165 | Repercussões psicológicas a partir do diagnóstico em pacientes com neoplasia mamária | Autores: Fernanda Santa Rosa de Nazaré|nannii_santarosa@hotmail.com|acadêmica de Enfermagem|graduanda|acadêmica|universidade do Estado do Pará ; Carlos Victor Vinente de Sousa|victorvinente30@gmail.com|acadêmico de Enfermagem|graduando|acadêmico|universidade do Estado do Pará ; Laryssa Cristiane Palheta Vulcão|la_ryssa12@hotmail.com|acadêmica de Enfermagem|graduanda|acadêmica|universidade do Estado do Pará ; Matheus Ataíde Carvalho|mac8596@hotmail.com|acadêmico de Enfermagem|graduando|acadêmico|universidade do Estado do Pará ; Silvia Renata Pereira dos Santos|renatapereira_8@hotmail.com|acadêmica de Enfermagem|graduanda|acadêmica|universidade do Estado do Pará ; Zaqueu Arnaud da Silva||acadêmico de Enfermagem|graduando|acadêmico|universidade do Estado do Pará |
Resumo: **Introdução**
A monitoria vem como suporte e apoio para o aluno expor suas dúvidas e assim
construir de maneiras didáticas no conhecimento. É uma ferramenta que auxilia
o processo de aprendizagem e contribui ao monitor voluntário, pois assim,
consegue-se identificar as dificuldades e prazeres da docência, bem como a
troca e construção de conhecimento entre os discentes¹.
**Objetivo**
O objetivo é expor a vivência de uma acadêmica do nono semestre, obtendo a
importância de ser monitora voluntária do segundo semestre de um curso de
enfermagem.
**Metodologia **
Trata-se de um relato de experiência de atividades de monitoria voluntaria.
Realizado por meio de embasamento-teórico relatado como experiência na
trajetória acadêmica, observando a importância de se tornar uma monitora-
voluntária. Aproximando o discente da realidade docente, aprimorando condutas
e conhecimentos no processo da formação.
**Resultados e Discussões**
A monitoria voluntária sucedeu no primeiro semestre de 2018 com um total de 30
discentes. Neste período, foi possível observar que os alunos buscam a
monitoria como forma de ensino, procuram métodos de ensino mais fáceis, sendo
expostos a rodas de com discentes em semestres avançados. Houve trocas de
conhecimentos, fazendo desta prática de monitoria, um estimulo e revisão dos
conhecimentos já adquiridos, como forma de crescimento para o monitor
aproximação com o corpo docente e atividades de ensino. Contribuições para a
enfermagem: Fortalecimento da experiência do trabalho em equipe, e formação
para o trabalho docente.
**Considerações Finais**
A monitoria é de suma importância, uma vez que o aluno aproveita espaços
oferecidos pela instituição, evoluindo no processo de formação, sendo
colaborativo para seu desenvolvimento.
Referências: Referências
¹ Benegelania Pinto, Maria, et al. "MONITORIA ACADÊMICA: IMPORTÂNCIA E CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO." Journal of Nursing UFPE/Revista de Enfermagem UFPE 10.6 (2016). |