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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 6394165


6394165

Repercussões psicológicas a partir do diagnóstico em pacientes com neoplasia mamária

Autores:
Fernanda Santa Rosa de Nazaré|nannii_santarosa@hotmail.com|acadêmica de Enfermagem|graduanda|acadêmica|universidade do Estado do Pará ; Carlos Victor Vinente de Sousa|victorvinente30@gmail.com|acadêmico de Enfermagem|graduando|acadêmico|universidade do Estado do Pará ; Laryssa Cristiane Palheta Vulcão|la_ryssa12@hotmail.com|acadêmica de Enfermagem|graduanda|acadêmica|universidade do Estado do Pará ; Matheus Ataíde Carvalho|mac8596@hotmail.com|acadêmico de Enfermagem|graduando|acadêmico|universidade do Estado do Pará ; Silvia Renata Pereira dos Santos|renatapereira_8@hotmail.com|acadêmica de Enfermagem|graduanda|acadêmica|universidade do Estado do Pará ; Zaqueu Arnaud da Silva||acadêmico de Enfermagem|graduando|acadêmico|universidade do Estado do Pará

Resumo:
**Introdução** A monitoria vem como suporte e apoio para o aluno expor suas dúvidas e assim construir de maneiras didáticas no conhecimento. É uma ferramenta que auxilia o processo de aprendizagem e contribui ao monitor voluntário, pois assim, consegue-se identificar as dificuldades e prazeres da docência, bem como a troca e construção de conhecimento entre os discentes¹. **Objetivo** O objetivo é expor a vivência de uma acadêmica do nono semestre, obtendo a importância de ser monitora voluntária do segundo semestre de um curso de enfermagem. **Metodologia ** Trata-se de um relato de experiência de atividades de monitoria voluntaria. Realizado por meio de embasamento-teórico relatado como experiência na trajetória acadêmica, observando a importância de se tornar uma monitora- voluntária. Aproximando o discente da realidade docente, aprimorando condutas e conhecimentos no processo da formação. **Resultados e Discussões** A monitoria voluntária sucedeu no primeiro semestre de 2018 com um total de 30 discentes. Neste período, foi possível observar que os alunos buscam a monitoria como forma de ensino, procuram métodos de ensino mais fáceis, sendo expostos a rodas de com discentes em semestres avançados. Houve trocas de conhecimentos, fazendo desta prática de monitoria, um estimulo e revisão dos conhecimentos já adquiridos, como forma de crescimento para o monitor aproximação com o corpo docente e atividades de ensino. Contribuições para a enfermagem: Fortalecimento da experiência do trabalho em equipe, e formação para o trabalho docente. **Considerações Finais** A monitoria é de suma importância, uma vez que o aluno aproveita espaços oferecidos pela instituição, evoluindo no processo de formação, sendo colaborativo para seu desenvolvimento.


Referências:
Referências ¹ Benegelania Pinto, Maria, et al. "MONITORIA ACADÊMICA: IMPORTÂNCIA E CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO." Journal of Nursing UFPE/Revista de Enfermagem UFPE 10.6 (2016).