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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 6351994


6351994

ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS COM GESTANTES NA SALA DE ESPERA DE PRÉ-NATAL

Autores:
Cecília Danielle Bezerra Oliveira|cecilia.dbo@gmail.com|enfermeira|mestre Em Enfermagem|professora|universidade Federal de Campina Grande ; Patrícia Michele Roque da Silva|patricia.michelleroque@gmail.com|estudante de Enfermagem|graduanda de Enfermagem|discente|universidade Federal de Campina Grande ; Mágna Leite Pereira|magnalsy@hotmail.com|enfermeira|graduada|discente|universidade Federal de Campina Grande ; Graziele Paiva Dantas|grazielepaivadantas@hotmail.com|enfermeira|graduada|discente|universidade Federal de Campina Grande ; Millena Zaíra Cartaxo|millenacartaxo13@gmail.com|estudante de Enfermagem|graduanda de Enfermagem|discente|universidade Federal de Campina Grande ; Nathana Inácio Ferreira|nathanainacio@gmail.com|enfermeira|graduada|enfermeira|prefeitura Municipal de Santana de Mangueira

Resumo:
**Introdução:** O diagnóstico precoce de algumas patologias no recém-nascido podem evitar deficiências físicas e mentais. Criou-se o Programa Nacional de Triagem Neonatal para identificar alterações congênitas que podem comprometer o desenvolvimento da criança ou até ocasionar sua morte, além disso, a intervenção precoce para tais patologias pode proporcionar uma melhor qualidade de vida1. Os testes que atualmente fazem parte da triagem neonatal no Brasil são: teste do reflexo vermelho, o teste de oximetria de pulso, a triagem auditiva, avaliação do frênulo lingual ou teste da linguinha e o teste do pezinho2. **Objetivos:** avaliar os exames de triagem neonatal realizados em recém-nascidos de uma maternidade escola. **Metodologia:** Estudo transversal, descritivo, realizado em uma maternidade escola pública. Amostra composta por 116 prontuários de recém-nascidos admitidos na instituição que atenderam aos critérios de inclusão da pesquisa. Dados coletados em maio/junho de 2017 a partir do preenchimento de um instrumento pelos pesquisadores e analisados pela estatística descritiva. Aprovado pelo comitê de ética da instituição via plataforma Brasil. **Resultados:** Teste do reflexo vermelho - 99,2% dentro da normalidade; teste de oximetria de pulso - 100% normais; exames de triagem auditiva neonatais - 72,4% normais; avaliações do frênulo lingual - 93,2% normais. **Conclusões:** Conclui-se que boa parte dos exames de triagem neonatal realizados nos recém-nascidos tiveram os seus resultados dentro dos parâmetros da normalidade, ademais, aqueles alterados, foram encaminhados á serviços especializados para resolução do problema ou acompanhamento ambulatorial. **Contribuições para a enfermagem: **o estudo contribui para o enriquecimento de informações sobre a temática tendo em vista a baixa produção científica encontrada sobre o assunto principalmente acerca do teste do reflexo vermelho e o teste de oximetria de pulso, denotando a necessidade de mais pesquisas sobre o assunto.


Referências:
Referências: Marqui ABT. Teste do pezinho e o papel da enfermagem: uma reflexão. Rev Enferm Atenção Saúde [Online]. 25(2):96-103, 2016. Arduini GAO et al . Knowledge of puerperal mothers about the guthrie test. Rev. paul. pediatr.São Paulo,35(2):151-157,2017.