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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 6337120


6337120

Capacitação em Processo de Enfermagem: estratégia para melhoria dos registros de enfermagem

Autores:
Leyd Laiane Santos Cabral|laiane.cabral@gmail.com|enfermeira|especialista|enfermeira da Comissão de Sistematização da Assistência de Enfermagem.|complexo Hospital de Clínicas - Ufpr ; Silviane Hoepers Naka|silviane.hoepers@hc.ufpr.br|enfermeira|mestre|enfermeira da Comissão de Sistematização da Assistência de Enfermagem.|complexo Hospital de Clínicas - Ufpr ; Cláudia Denise Giusti de Oliveira|claudia.oliveira@hc.ufpr.br|enfermeira|mestranda|enfermeira da Divisão de Enfermagem do Chc - Ufpr|complexo Hospital de Clínicas - Ufpr

Resumo:
INTRODUÇÃO: Oque aflige a maior parte das gestantes está relacionado às queixas mais comuns, como os incômodos gestacionais, transitórios e ocasionais que se intensificam, diminuem ou desaparecem no decorrer de cada período gestacional1. OBJETIVO: Relatar ações educativas realizadas por acadêmicos de enfermagem com gestantes, para orientá-las sobre a prevenção/cuidados aos principais incômodos à gravidez, visto que a educação popular em saúde é a forma mais democrática de construir um conceito amplo de saúde, promover o auto-cuidado e produzir melhores indicadores de saúde1. METODOLOGIA: Foram realizadas Rodas de Conversa, onde as gestantes puderam se manifestar sobre tais incômodos. E foi desenvolvida uma tecnologia educativa lúdica representada por um manequim de uma gestante em tamanho real, denominada ´Eva Freure´, nela foram demonstrados inúmeros incômodos, pelos quais as gestantes manifestavam identificação. No decorrer da ação foram abordadas alternativas para menizar e/ou prevenir tais incômodos.RESULTADO: As orientações mais solicitadas foram para os seguintes incômodos:1o)vômito, náuseas, mastalgia; 2o)estria. cefaleia, hemorróida; 3o) fraqueza, desmaio, cólica, flatulência;4o) falta de ar, cãimbra, cloasma gravídico. CONCLUSÃO: Percebeu- se a importância de o enfermeiro, como educador, empoderar mulheres com medidas educativas e preventivas, a fim de esclarecer e/ou reduzir sobre tais incômodos. Além do assunto abordado ter sido esplanado com uma linguagem simples, a representação da ´Eva´ favoreceu o processo de aprendizagem. DESCRITORES: Pré-natal; Queixas; Enfermagem. REFERÊNCIA: BRASIL, Ministério da Saúde. Atenção ao pré-natal de baixo risco. Brasúlia: inistério da Saúde, 2012.


Referências:
1. BRASIL. Ministério da Saúde. Atenção ao pré-natal de baixo risco. Brasília: Ministério da Saúde, 2012