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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 6335534


6335534

AÇÕES EDUCATIVAS DE ENFERMAGEM AO PACIENTE COM ESTOMIA DE ELIMINAÇÃO INTESTINAL

Autores:
Angélica Dalmolin|angelica_dalmolin@hotmail.com|enfermeira|enfermeira|estudante de Pós Graduação|universidade Federal de Santa Maria ; Nara Marilene Oliveira Girardon-perlini|nara.girardon@gmail.com|enfermeira|doutora Em Enfermagem|professora Adjunta do Departamento de Enfermagem|universidade Federal de Santa Maria ; Eduardo da Silva Gomes|eduardogomes703@gmail.com|estudante de Enfermagem|estudante de Enfermagem|estudante de Enfermagem|universidade Federal de Santa Maria ; Elissa Noro|elissa.noro@gmail.com|estudante de Enfermagem|estudante de Enfermagem|estudante de Enfermagem|universidade Federal de Santa Maria

Resumo:
**Introdução:** o programa de monitoria é entendido como instrumento para a experiência pedagógica. Em relação à monitoria da disciplina de Introdução a Pesquisa de Enfermagem a mesma oferece ações que são desenvolvidas com estudantes do quinto período do curso, num total de 40 alunos. As atividades são realizadas na classe e extraclasses com pesquisa nas bases de dados na biblioteca, apoio aos estudantes na organização de seminários, orientação na elaboração de multimídias, indicação de leituras e normas técnicas1. **Objetivo:** fortalecer a articulação entre teoria e prática com o currículo e nos diferentes planos de ensino. **Metodologia:** é um relato de experiência que ocorreu no período de abril a setembro de 2018, em sala de aula e no Centro de Cultura e Difusão da Universidade Federal de Juiz de Fora para atender 40 alunos matriculados. **Resultados:** a monitoria como um espaço de reflexão e ação que favoreceu o saber e o fazer da docência, proporcionou a obtenção de certificação e enriquecimento na formação pessoal e no ganho intelectual, fortalecendo a troca de conhecimentos, durante o desenvolvimento da monitoria. **Conclusão:** possibilitou ampliar o conhecimento na área de pesquisa, pois o discente teve a oportunidade de acompanhar o docente considerando o ganho de experiências e conhecimentos. **Contribuições para a Enfermagem:** fortalecer a ética e a bioética em todo o processo de cuidar, pois a pesquisa cientifica é capaz de conduzir o enfermeiro pesquisador a pensar e agir criticamente frente às demandas coletivas e os eixos do cuidado


Referências:
1. Marconi, MA, Lakatos, EM. Fundamentos de metodologia científica. 7 ed. São Paulo. Atlas. 2010. 2-Polit, DF, Beck, CT. Fundamentos de pesquisa em enfermagem. 7 ed. São Paulo. Atlas. 2011.