Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 6323928


6323928

CONHECIMENTO SOBRE GESTÃO DO CUIDADO EM UM HOSPITAL NO MEIO OESTE DE SANTA CATARINA

Autores:
Camila Angrewski|camilaangrewski@gmail.com|estudante de Graduação Em Enferamgem|estudante|estudante|universidade Alto Vale do Rio do Peixe - Uniarp

Resumo:
**Introdução:** O programa de assistência estudantil (PAE) criado para oferecer suporte financeiro para estudantes em situação vulnerabilidade socioeconômica, de forma a possibilitar a permanência destes alunos na universidade (1). **Objetivo: **Descrever o vivido por acadêmica de enfermagem como bolsista, vinculada a pesquisa sobre produção e publicação do conhecimento científico em enfermagem. **Método: **Trata-se em relato de experiência elaborado a partir da vivência da estudante de enfermagem vinculada ao PAE nos anos de 2017 e 2018 na Universidade Federal da Bahia. **Resultado/Experiência: **A participação no PAE é permeada de superações de dificuldades e aprendizado, dessa forma compartilhar tal fato possibilitará que outros estudantes, em situação similar, sejam estimulados a buscar programas similares oferecidos pela Universidade em seu processo de formação. A relação construída com os docentes - orientador e tutora - possibilitou que a aluna reconhecesse o seu potencial e o desenvolvesse de forma autônoma, pois os professores foram sensíveis às individualidades e potencialidades da discente. O contato com temática “produção e publicação do conhecimento científico em enfermagem”, não abordada durante a graduação, demandou por maior tempo de estudo para possibilitar aproximação e apropriação com a temática pela estudante, além do estímulo ao autodidatismo para uso de ferramentas metodológicas, tecnológicas e outro idioma para operacionalização da pesquisa. **Considerações finais: **O vivido pela acadêmica de enfermagem como bolsista PAE, vinculada a pesquisa, possibilitou a permanência no curso de enfermagem, estímulo a proatividade para o aprendizado sobre novas temáticas, discutir acerca da produção e publicação do conhecimento científico durante a graduação, constatar a relevância da língua inglesa na pesquisa científica e desenvolver competências específicas do autodidatismo.


Referências:
1. Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil. Apresentação. Salvador: Universidade Federal da Bahia; acesso em 28 de agosto de 2018. Disponível em: https://sisper.ufba.br/sisper/Welcome.do.