Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 6319414


6319414

REGISTRO DE ENFERMAGEM: UMA IMPORTANTE FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO EFETIVA

Autores:
Elaine da Silva Santos|elainesalbino@hotmail.com|enfermeira|pós- Graduando Em Docência Em Enfermagem|enfermeira|faculdade Cândido Mendes

Resumo:
**Introdução:** A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que, no mundo, 10,4 milhões de pessoas tiveram tuberculose (TB) em 2015, e mais de 1 milhão morreram por conta da doença 1. Esses resultados configuram a tuberculose como um grave problema de saúde pública. O enfermeiro tem como funções no programa de Tuberculose, planejar, gerenciar, coordenar, executar e avaliar os serviços, sendo incumbido assim, de identificar os sintomáticos respiratórios (SR), realizar assistência integral às pessoas e famílias na unidade básica de saúde (UBS), entre outras atividades e funções2 .**Objetivo:** Relatar a vivência do grupo de acadêmicos de enfermagem no campo de Atenção Básica no setor de Tuberculose durante a consulta de enfermagem. **Metodologia: **Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado durante a disciplina “Estagio Curricular Supervisionado I”, do 9º semestre do Centro Universitário Augusto Motta, em uma unidade básica de Saúde, no município de Duque de Caxias/RJ no primeiro semestre de 2018. **Resultados: **Na consulta de enfermagem, os acadêmicos participaram do gerenciamento do cuidado, orientações ao usuário e à família, solicitação de exames laboratoriais, prescrição das medicações, conforme protocolo, e articulação com a equipe multiprofissional. Desta forma, pôde se observar a autonomia profissional do enfermeiro. **Conclusão**: Acompanhar a consulta de enfermagem foi de grande relevância para os acadêmicos, pois a autonomia profissional do enfermeiro, em relação às práticas assistenciais desconstruiu a visão do modelo hospitalocêntrico visando o enfermeiro como gestor do cuidado em TB, aliado à equipe multiprofissional. **Contribuições:** Esta experiência contribuiu para o enriquecimento profissional dos acadêmicos em relação ao processo de trabalho, no qual a consulta de enfermagem traz uma concepção de espaço autônomo, pois tem tecnologia e dimensão de cuidado específico.


Referências:
1. World Health Organization. Global Tuberculosis Report 2016. Genebra: World Health Organization; 2016 [Cited 2018 July 16]. Available from: http://www.who.int/tb/publications/ global_report/en 2. Ministério da Saúde (Brasil). Secretaria em Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Tratamento diretamente observado (TDO) da tuberculose na atenção básica: protocolo de enfermagem. 2011; Brasília: Ministério da Saúde. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/tratamento_diretamente_observado_tuberculose.pdf. Acesso em: Jun.,2018.