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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 6304022


6304022

GRUPO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO COM ENFOQUE NO PACIENTE HIPERUTILIZADOR

Autores:
Saionara Vitória Barimacker|saionarabarimacker@yahoo.com.br|enfermeira|mestranda|relatora|universidade do Estado de Santa Catarina ; Diego Pozzer|diegopozzer2009@hotmail.com|enfermeiro|especialista|co-autor|secretaria de Saúde de Chapecó ; Emily Dal Prá|csf.santoantonio@chapeco.sc.gov.br|farmacêutica|especialista|co-autor|secretaria de Saúde de Chapecó ; Laura Zanchet de Bacco|csf.santoantonio@chapeco.sc.gov.br|médica|especialista|co-autor|secretaria de Saúde de Chapecó ; Vivanceli Brunello|nasf@chapeco.sc.gov.br|enfermeira|especialista|co-autor|secretaria de Saúde de Chapecó

Resumo:
**INTRODUÇÃO:** A educação a distância na profissionalização em enfermagem tem sido discutida e gerado dúvidas entre os profissionais, educadores e  entidades de classe, sendo vista como inadequada em comparação ao ensino tradicional. **OBJETIVO: **Comparar a formação de técnicos de enfermagem a distância entre os diferentes polos da rede e-Tec Brasil da Universidade Federal do Piauí que ofertam o curso. **MÉTODO: **Estudo transversal analítico, com coleta de dados entre outubro de 2016 a janeiro de 2017, com 158 estudantes distribuídos em seis polos que oferecem o curso técnico de enfermagem a distância. Utilizou-se instrumento validado para avaliar o nível de concordância dos alunos acerca de sua formação, analisando corpo de tutores e coordenação, organização didático-pedagógica e instalações físicas. Valores inferiores a 80% foram classificadas como “menor nível” e as com medidas iguais ou superiores como de “maior nível”. Os dados foram processados no software SPSS® 21.0, realizadas estatísticas descritivas e inferenciais, com nível de significância de 5%. Respeitaram-se todos os preceitos éticos para a realização do estudo com parecer 1.665.320. **RESULTADOS: **Verificou-se significância estatística na comparação entre as avaliações acerca da formação à distância para os cursos técnicos de enfermagem conforme polo de ensino (p<0,001), em que se obteve avaliação em maior nível para os polos de São Raimundo Nonato e Alto Longá com valores de 0,815 e 0,834, respectivamente, e avaliação em menor nível para os polos de Simplício Mendes 0,760, Nossa Senhora de Nazaré 0,679, Brasileira 0,761, Luis Correa 0,755. **CONCLUSÃO:** Constatou-se a maioria dos polos obteve avaliação em menor nível, que podem ser decorrentes de dificuldades organizacionais, físicas, carência de recursos humanos, além de campo de prática reduzido por se tratarem de polos localizados em municípios diminutos e interioranos.


Referências:
GÓES, FSN; CAMARGO, RAA; HARA, CYN; FONSECA, LMM. Tecnologias educacionais digitais para educação profissional de nível médio em enfermagem. Rev. Eletr. Enf. [Internet]. v. 16, n. 2, p. 453-461, 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.5216/ree.v16i2.21587. doi: 10.5216/ree.v16i2.21587. IRVINE, AB; BILLOW, MB; MCMAHON, E; EBERHAGE, MG; SEELEY, JR; BOURGEOIS, M. Mental illness training on the Internet for nurse aides: a replication study. J Psychiatr Ment Health Nurs. v. 2, p. 902–912. 2013. DOI:73http://dx.doi.org/10.1111/jpm.12035 NEVES, AS; CORDEIRO, BC. Ensino presencial e a distancia para educação permanente de auxiliares e técnicos de enfermagem: um ensaio clínico. Saúde Redes. v. 2 n. 2. p. 189-199. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.18310/2446-4813.2016v2n2p189-199