Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 6263089


6263089

DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM DE UM PACIENTE COM ESQUIZOFRENIA, DM E TROMBOSE

Autores:
Roberta Evaldt Borges|robertaborges2112@hotmail.com|estudante|graduando (a)|estudante|universidade do Extremo Sul Catarinense - Unesc ; Magada Tessmann|magada@unesc.net|enfermeiro (a)|doutor (a)|docente|universidade do Extremo Sul Catarinense - Unesc ; Maria Aparecida Fernandes|cida_ferrugem@yahoo.com.br|enfermeiro (a)|pós Graduação|docente|unyleya ; Bianca Pereira|biancaper@hotmail.com|estudante|graduando (a)|estudante|universidade do Extremo Sul Catarinense - Unesc ; Maria Teresa Brasil Zanini|mbz@unesc.net|enfermeiro (a)|especialista|docente|universidade do Extremo Sul Catarinense - Unesc ; Valdemira Santina Dagostin|vsd@unesc.net|enfermeiro (a)|doutor (a)|docente|universidade do Extremo Sul Catarinense - Unesc

Resumo:
**Introdução: **o Processo de Enfermagem (PE) caracteriza-se como instrumento metodológico do cuidado em enfermagem regulamentado pela Resolução COFEN 358/2009(1), repercutindo na qualidade e continuidade da assistência, evidenciando e qualificando a enfermagem ao prestar o cuidado à população com embasamento técnico e cientifico(2). Destaca-se a importância da academia na construção do conhecimento sobre PE e suas perspectivas no contexto de cuidado real. **Objetivo: **relatar as percepções discentes no processo de implantação e implementação do PE em um hospital público do oeste catarinense. **Metodologia: **estudo descritivo, tipo relato de experiência, elaborado a partir das vivências enquanto acadêmicas integrantes do Programa de Extensão “Processo de Enfermagem como tecnologia do cuidado nas redes de atenção à saúde: instrumentalizando profissionais de enfermagem”. **Resultados: **enquanto potencialidades, oportunidade de maior compreensão sobre SAE e PE e capacitação para o manuseio das taxonomias NANDA I, NIC e NOC. No decorrer da implementação do PE, ficou perceptível a satisfação dos enfermeiros quanto ao empoderamento, autonomia e reconhecimento por qualificar a assistência ao paciente. **Conclusões:** as experiências supracitadas oportunizam uma construção acadêmica crítica e reflexiva, destacando o aprendizado com os profissionais da área, os quais por vivenciarem a prática contribuem na formação. **Contribuições para a Enfermagem: **o conhecimento da realidade do serviço e compreensão do PE qualificam futuros enfermeiros, assim como os que vivenciam a assistência e o desenvolvimento da enfermagem, qualificando o processo de cuidar.


Referências:
1. Resolução COFEN-358/2009.Dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem e a implementação do Processo de Enfermagem em ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem, e dá outras providências(15out.2009). 2. Johnson M, et al. Ligações NANDA-I–NOC–NIC: condições clínicas suporte ao raciocínio e assistência de qualidade.3.ed.Rio de Janeiro,RJ: Elsevier,(2012).