Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 6260349


6260349

MAPEAMENTO CRUZADO DE TERMOS: COMPARAÇÃO DE RESULTADOS ENTRE DOIS DIFERENTES PROCESSOS

Autores:
Fernanda Broering Gomes Torres|ferbroering@yahoo.com.br|enfermeira|especialista|mestranda|pontifícia Universidade Católica do Paraná ; Cláudia Maria Cabral Moro Barra|c.moro@pucpr.br|engenheira da Computação|doutora Em Engenharia Elétrica|professora|pontifícia Universidade Católica do Paraná

Resumo:
**Introdução:** A Unidade Básica de Saúde em questão cobre 6 quadras com 3 equipes do programa de Estratégia de Saúde da Família (ESF), oferecendo serviços de atenção prímária à saúde à população adscrita. Até 2017, essa Unidade possuía 10 equipes de ESF, cobria 21 quadras e oferecia diversos outros serviços e sediava a chefia e a administração. Ao final de 2017, 7 equipes, a chefia e a administração foram remanejadas para outra Unidade em novas instalações. Após esta divisão, a Unidade sofreu mudanças extremas na rotina. Várias práticas do cotidiano tiveram que ser reorganizadas e algumas permaneceram prejudicadas, como a de solicitação de materiais, que mostrou-se ineficaz e desorganizada, resultando na falta material frequente na UBS. **Objetivo:** Organizar a forma de reposição de insumos da Unidade Básica de Saúde analisada, tornando uma prática periódica e semanal e uniformizada entre as equipes, para evitar que os materiais acabem na Unidade. **Método:** Foi elaborado um “Protocolo para Solicitação de Materiais e Insumos”, contendo instruções uso e a lista de materiais da Unidade e seus códigos do sistema. Cada equipe e a profissional responsável pela solicitação de materiais receberá um. Cada equipe deverá passar para a profissional os materiais e a quantidades que desejam solicitar, para atender a demanda semanal. Caberá à responsável pelos pedidos solicitar os materiais das salas de medicamento e de curativos juntamente com os materiais requeridos pelas equipes, semanalmente. **Resultados: **Ao incorporarem o protocolo para solicitação de materiais como parte da rotina do serviço, espera-se que haja uma diminuição dos episódios de falta de material na unidade. Assim, as demandas específicas de cada equipe serão melhores atendidas e haverá um alívio da sobrecarga do responsável pelos pedidos de materiais. **Conclusão: **O instrumento proposto irá colaborar com os profissionais da Unidade a recuperar a rotina de reposição de materiais e tornar o cuidado mais seguro e efetivo. **Contribuições para a Enfermagem:** As mudanças cotidianas que interferem no cuidado prestado pela equipe de enfermagem motivam a construção de estratégias de forma coletiva, que envolvam o serviço e a formação, de forma a unir saberes para a manutenção da oferta de um cuidado seguro e de qualidade na atenção primária à saúde.


Referências:
1. BRASÍLIA, Administração Regional de São Samambaia. Disponível em: . Acesso em 02 jun. 2018 CODEPLAN. Pesquisa distrital por amostras de domicílios PDAD 2015 - Samambaia. Brasília, 2015. Disponível em: . Acesso em 02 jun. 2018. 2. Soares, RSA, Kessler, M, Eberhardt, TD, de Lima, SBS, Camponogara, S, da Fonseca, GGP. Significado do protocolo de úlcera por pressão: qualificando a gerência do cuidado do enfermeiro. Enferm Foco 2017;8(3):19-24.