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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 6245448


6245448

Intercâmbio Educacional Internacional como ferramenta de formação profissional e pessoal

Autores:
Maria da Pureza Ramos de Santa Rosa||coordenador de Curso|mestre|coordenador|universidade Tiradentes ; Denisson dos Santos Andrade|dnssnandrade@gmail.com|estudante|graduando|graduando Em Enfermagem|universidade Tiradentes ; Emily Santos Costa||estudante|graduanda Em Enfermagem|estudante|universidade Tiradentes ; Jordana Vitória Carvalho Santos||estudante|graduanda Em Enfermagem|estudante|universidade Tiradentes

Resumo:
**Introdução: **As Redes de Atenção à Saúde (RAS) foram instituídas pela portaria GM nº 4.279, de 30 de dezembro de 2010, surgindo com a missão de uma reestruturação dos serviços e processos de trabalho em saúde1. Nesse contexto, a Rede de Atenção Oncológica, tem como objetivo integralizar nacionalmente a prestação da assistência ao paciente oncológico, ou seja, ampliar a prevenção e oferta de tratamento do câncer em todas as unidades do Sistema Único de Saúde (SUS), de acordo com o princípio da equidade2. A utilização de tecnologias pela Enfermagem tem se mostrado como ferramenta para o desempenho satisfatório do processo de trabalho da Enfermagem3. **Objetivo:** Elucidar aos pacientes e aos acompanhantes o fluxo de atendimento na “Rede de Atenção à Saúde Oncológica” em um hospital público referência em oncologia no Estado do Pará. **Metodologia: **Foi utilizada a metodologia da Problematização4 tendo a participação de 16 pacientes e 10 acompanhantes totalizando 26 participantes. **Resultados:** Foi observada a dificuldade dos usuários do SUS em compreender o fluxo do paciente oncológico dentro da RAS. Diante disso, o tema escolhido para ação educativa foi “Fluxo da Rede de Atenção à Saúde do paciente Oncológico”, utilizando-se de uma Tecnologia Educacional em Enfermagem para uma melhor compreensão do paciente sobre o fluxo centrado na dificuldade do usuário em compreender a RAS oncológica. **Conclusão:** Esta experiência mostrou que o uso deste instrumento de forma lúdica, apresentou resultados positivos no que diz respeito ao entendimento dos usuários acerca do tema. **Contribuições para Enfermagem: **Ações devem ser executadas nos mais diversos cenários e lançando mão, sempre que possível de Tecnologias Educacionais em Saúde para um melhor aprendizado dos alunos, que nesse caso foram os pacientes e acompanhantes do ambiente hospitalar.


Referências:
1.Brasil. Conselho Nacional de Secretários de Saúde. A Atenção Primária e as Redes de Atenção à Saúde / Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Brasília (DF): CONASS, 2015. 2.Brasil. Instituto Nacional do Câncer. Diretrizes para a Detecção Precoce do Câncer de Mama no Brasil. Rio de Janeiro (RJ): Ministério da Saúde; 2015. 3.Nascimento MHM. Tecnologia para mediar o cuidar-educando no acolhimento de “familiares cangurus” em unidade neonatal: Estudo de Validação [mestrado]. Belém: Universidade do Estado do Pará – UEPA; 2012. 4.Berbel NAN. A problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos? Interface Comunicacao Saude Educ. [periódico online] 1998 [capturado 2018 Jan 20];2(2):139-54. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32831998000100008.