Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 6241395


6241395

ATUAÇÃO DAS ENFERMEIRAS NA ESTRATEGIA SAÚDE DA FAMÍLIA (ESF)

Autores:
Jonathan Guedes da Silva|jhonnygueda@gmail.com|graduando de Enfermagem|acadêmico de Enfermagem E Bolsista Cnpq da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro|estudante de Graduação|faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado ; Glaucia Bohusch|glauciabohusch@gmail.com|enfermeira Especialista Em Saúde da Família|enfermeira Especialista Em Saúde da Família. Mestranda Em Enfermagem do Programa de Pós Graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro|mestranda Em Enfermagem do P

Resumo:
**Introdução:** Enfermeiro de ligação surgiu no Canadá nos anos 60 com o objetivo de reduzir o tempo de internamento, estabelecer comunicação com o usuário, identificar suas necessidades e assegurar a continuidade dos cuidados após alta hospitalar. Esta atribuição compete ao profissional que realiza a contrarreferência do usuário nas diferentes etapas da assistência, na perspectiva do cuidado integral, considerada uma das estratégias de integração entre os níveis de atenção (1-4). O Complexo do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, iniciou esta ação implantando a Unidade de Gestão de Altas em setembro de 2017, e em fevereiro de 2018 estendeu esta atividade a Maternidade Victor Ferreira do Amaral (MVFA). **Objetivo:** relatar a experiência da implantação da Gestão de Altas na MVFA – Curitiba/Pr. **Método:** Relato de experiência das atividades realizadas para a implantação da Gestão de Alta na  maternidade de risco habitual. Foram realizadas reuniões para a divulgação das atividades da gestão de alta, elaboração de instrumento para priorizar as mulheres e recém-natos e foi estabelecido o fluxo de trabalho do Enfermeiro de Ligação. **Resultados**: Até o mês de julho de 2018, foram contrarreferenciadas 370 pacientes da MVFA para as Unidades de Saúde, uma média de 74 pacientes/mês. Destaca-se a parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, que permite o uso do prontuário eletrônico dos pacientes credenciados à rede. Esta parceria permite a Enfermeira de Ligação registrar o resumo de alta das pacientes e as necessidades para a continuidade do cuidado, otimizando a comunicação com as Unidades Básicas, assegurando as informações relevantes e buscando a assistência oportuna. **Considerações e implicações para a prática:** esta ação otimiza a comunicação, a integração entre os diferentes pontos da rede de assistência à saúde e potencializa a continuidade do cuidado, promovendo um novo cenário para a atuação do Enfermeiro.


Referências:
1. BERNARDINO, E. et al. Enfermeira de ligação: uma estratégia de integração em rede. Rev. Bras. Enferm, Brasília, v. 63, n. 3, p. 459-63, 2010. Disponível em: . Acesso em: 14 abr. 2018. 2. RIBAS, E.N. Enfermeira de ligação: estratégia de integração entre hospital e unidades da atenção primária. 250f. 2016. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Setor de Ciências da Saúde. Universidade Federal do Paraná, 2016. 3. DUPRÉ, C. Famille Poitn Québec. Regroupement Inter-Organismes Pour Une Politique Familiale Au Québec [Site]. 2014. Disponível em: . Acesso em: 16 abr. 2018. 4. TABANEJAD, Z. et al. A Systematic Review of the Liaison Nurse Role on Patient’s Outcomes after Intensive Care Unit Discharge. Int J Community Based Nurs Midwifery Shiraz, Fars, Iran, v. 2, n. 4, 2014.