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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 6239753


6239753

ÓBITOS POR TRAUMA EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: INVESTIGAÇÃO DE FATORES DE RISCO

Autores:
Matheus da Cunha Paris|matheusparis91@gmail.com|estudante de Enfermagem|estudante de Graduação|estudante|universidade Estadual do Centro Oeste - Unicentro ; Maicon Henrique Lentsck|maiconlentsck@yahoo.com.br|enfermeiro|mestre Em Enfermagem|professor de Ensino Superior|universidade Estadual do Centro Oeste - Unicentro ; Thais Aidar de Freitas Mathias|tafmathias@uem.br|enfermeira|doutora Em Saúde Pública|professora de Ensino Superior|universidade Estadual de Maringa - Uem

Resumo:
**Introdução: **O projeto de extensão “Estratégias para qualificação e inovação do ensino e da assistência de enfermagem com ênfase na saúde materna e perinatal”, criado em 2016 na Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ENF/UERJ), vem desenvolvendo suas ações com o objetivo de oportunizar a reflexão sobre limites e potencialidades da articulação formação-trabalho, envolvendo docentes, discentes e enfermeiras. **Objetivo:** Apresentar a experiência das atividades extensionistas para o fortalecimento da articulação entre formação e trabalho em saúde. **Metodologia:** Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado durante 2 anos em duas maternidades que são campos de formação prática da graduação e da residência em enfermagem obstétrica da ENF/UERJ. **Resultados:** As atividades iniciaram com os docentes acompanhando o internato curricular do 9° período nos mesmos cenários de aprendizagem das residentes. Nessas aproximações, graduandos e residentes identificaram dissociações entre teoria e prática, sendo implementadas atividades dialógicas1 para criar momentos de troca de conhecimentos, problematização e reflexão sobre o processo de cuidar no setor, com a participação de docentes, discentes e enfermeiras. **Conclusão:** Concluímos que o projeto vem alcançando seu objetivo, pois, através das atividades dialógicas, a equipe propôs ações de educação permanente em saúde, os discentes incentivaram a atualização da equipe e se perceberam como agentes de transformação dos serviços. Além disso, essas experiências favorecem o alinhamento pedagógico da formação com a realidade da prática profissional.** Contribuição: **Essa tecnologia educacional vem se mostrando eficiente para fortalecer a articulação entre formação-trabalho e, consequentemente, para qualificar o ensino e a assistência de enfermagem.


Referências:
Freire P. Pedagogia do oprimido. 44 ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2005.